Despedida

LUTO: Morre o ex-zagueiro Marinho Peres, capitão da seleção brasileira na Copa de 1974

Marinho Peres, ex-zagueiro e ex-treinador, morreu nesta segunda-feira (18) aos 76 anos. A morte foi comunicada pela esposa por meio de uma rede social.

Foto: Internet

Marinho Peres, ex-zagueiro e ex-treinador, morreu nesta segunda-feira (18) aos 76 anos. A morte foi comunicada pela esposa por meio de uma rede social.

Marinho sofreu um AVC em julho de 2019 e, desde então, sofria com problemas de saúde. Ele tinha a saúde debilitada e fazia tratamento em Sorocaba (SP), lugar onde nasceu.

Revelado pelo São Bento, onde estreou no profissional em 1965, Marinho Peres atuou ainda na Portuguesa antes de ir para o Santos. Foram quase 100 jogos pela equipe de Vila Belmiro entre 1972 e 1974.

O bom desempenho pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974 o levou para o Barcelona, do técnico Rinus Michels e do craque Johan Cruyff. A passagem pela Espanha foi afetada pelo risco de ter de servir nas Forças Armadas do país já que ele tinha cidadania espanhola. A saída foi negociá-lo com o Internacional, onde o zagueiro foi campeão brasileiro em 1976, atuando ao lado de Elías Figueroa na defesa.

Peres ainda atuou ainda por Palmeiras, Galícia e América-RJ, se aposentando em 1981.

Marinho teve longa carreira também à beira do campo. Como treinador, comandou América-RJ, Vitória de Guimarães-POR, Belenenses-POR, Santos, Guarani, São Bento, Sporting-POR, União São João, Botafogo, Marítimo-POR, El Salvador, Portuguesa Santista, Juventude e Paysandu.

A maior glória como treinador foi o título da Taça de Portugal pelo Belenenses em 1989. Como técnico do Botafogo, conquistou a Taça Guanabara de 1997.

Fonte: Metropoles
Créditos: Polêmica Paraíba