A manhã desta terça-feira marcou o reencontro de Robert Kubica com um carro de Fórmula 1. Seis anos após um grave acidente que o afastou das pistas, o polonês voltou a pilotar um F1 durante um teste da Renault em Valência, na Espanha. O ex-piloto agradeceu a todos e revelou seus sentimentos depois de estar nas pistas como antigamente.
“Para mim, foi um dia importante em um ponto de vista emocional. Foi um longo tempo longe do paddock, no qual eu atravessei períodos difíceis. Continuei trabalhando duro, e alguns anos atrás eu sentia que era impossível”, afirmou Kubica em conversa publicada no site da Fórmula 1.
Ao todo, foram 115 voltas completas no circuito espanhol com sua Lotus E20, modelo da Renault de 2012. “Gostaria de agradecer a todos por tornar isso possível. Espero que tenha sido um bom dia para todos e talvez eles viram algo do meu antigo eu, meu eu de 2010”, acrescentou.
“Tenho sentimentos misturados. Estou orgulhoso do que conquistei hoje, mas isso também mostra o quanto eu perdi. Não sei o que o futuro irá trazer, mas sei uma coisa: depois de treinar por mais de um ano para isso, corri com um ritmo bom e consistente em condições difíceis”, revelou Kubica, que nunca escondeu sua vontade de voltar à categoria.
Piloto da Sauber entre 2006 e 2010, o polonês “voltou para casa” ao pilotar o carro francês. “Não é fácil depois de seis anos, mas sabia que conseguiria fazer esse trabalho e posso ficar satisfeito. A Renault deu meu primeiro teste na F1 em 2005, então eu aprecio mais um teste dessa vez”, completou.
Fonte: ESPN