A Fiscalía da Espanha (equivalente ao Ministério Público brasileiro) apresentou denúncia contra o técnico José Mourinho por dois delitos contra a Fazenda do país, segundo revela o diário El Confidencial desta terça-feira.
A seção de delitos econômicos da Fiscalía em Madri acusa o ex-treinador do Real Madrid e hoje no Manchester United de ter fraudado um total de 3,3 milhões de euros (R$ 12 milhões) – 1,6 milhão de euros em 2011 e 1,7 milhão de euros em 2012 – no seu Imposto de Renda.
A denúncia afirma que Mourinho – técnico do Real Madrid de 2010 a 2013 – utilizou empresas sediadas em outros países para enviar seu dinheiro proveniente do direito de imagem e assim não pagar ao altos tributos da Fazenda espanhola.
Ilhas Virgens Britânicas (Koper Services), Irlanda (Multisports & Image Management Limited e Polaris Sports Limited) foram usadas pelo treinador para negociar contratos comerciais.
“Todas essas estruturas societárias foram utilizadas pelo denunciado com o objetivo de fazer fisicamente opacos os benefícios procedentes de seus direitos de imagem”, afirma o ministério público em sua denúncia contra Mourinho.
Nos últimos anos, a Fazenda espanhola tem investigado as fortunas dos esportistas e para onde eles estão enviando-nas. Cristiano Ronaldo e Lionel Messi já foram acusados de evasão de divisas – o argentino pagou multa, inclusive.
Fonte: ESPN