Ao menos quatro jogadores do Sevilla se reuniram com suas famílias e amigos para um almoço neste sábado, em atitude que gerou grande polêmica por ter ocorrido em meio à pandemia do novo coronavírus – na qual a Espanha foi um dos países mais atingidos. As imagens foram postadas nas redes sociais da esposa do meiocampista Éver Banega.
Os outros jogadores que puderam ser identificados nas imagens são Lucas Ocampos, Franco Vázquez e Luuk de Jong. Eles aparecem acompanhados de suas companheiras e de outros amigos. As fotos já foram apagadas das redes sociais.
A Espanha está na fase 1 do plano de desconfinamento após o pico da pandemia, ainda contando com algumas regras rígidas para a ocorrência de reuniões, como a presença de no máximo 10 pessoas – ao menos 12 apareceram nas imagens. Os atos dos atletas foram muito criticados pela imprensa e pelos torcedores na Espanha.
Javier Tebas, presidente da LaLiga, entidade que organiza o Campeonato Espanhol, criticou a situação. “Essas atitudes são incompreensíveis e inadmissíveis, já que colocam em risco a finalização da competição. Qualquer sintoma de relaxamento é uma falta de respeito à LaLiga, aos clubes, aos jogadores e aos técnicos”, afirmou.
Banega afirmou estar arrependido através das redes sociais. “Quero pedir desculpas pelo acontecido no dia de ontem. Foi uma reunião familiar e de companheiros, mas inconscientemente não estávamos certos. Pelo erro, queremos pedir perdão ao nosso clube, aos nossos torcedores e à sociedade em geral. Não voltará a se repetir. Só queremos voltar a jogar o quanto antes”, disse o volante. Ocampos, Vázquez e de Jong postaram textos parecidos posteriormente.
A Espanha se prepara para retomar as partidas de futebol em breve. Com a liberação do governo ocorrida neste sábado, o Campeonato Espanhol deve retornar no dia 8 de junho.
Fonte: Estadão
Créditos: Estadão