João Pessoa Espectros foi até Recife na tarde deste domingo e venceu o Recife Mariners por 31 a 6 na Arena Pernambuco. Com a vitória, somou a sua sexta vitória em seis jogos no Campeonato Brasileiro e terminou a temporada regular como primeiro colocado do Grupo B da Conferência Nordeste. Isso credenciou o time paraibano a disputar os playoffs em casa; o adversário vai ser o Cavalia 2 de Julho, de Salvador, em jogo marcado para o dia 8 de outubro, na Vila Olímpica Parahyba.
Em campo, na casa do rival, o Espectros buscava uma vitória que não conseguia há cinco anos – desde 2012, os Fantasmas não venciam o Mariners pela temporada regular; no mata-mata, a história é favorável ao time paraibano. E o tabu começou a ser quebrado ainda no primeiro quarto, quando Rodrigo Dantas deu um passe de 69 jardas para Heron Azevedo marcar o primeiro touchdown do jogo. Diego Aranha acertou ponto extra, e os Fantasmas abriram 7 a 0. Pinco ainda anotou mais um TD, para mais um ponto extra de Aranha, e a primeira parte do duelo terminou em 14 a 0 para o Rubro-Negro.
No início do segundo quarto, no primeiro ataque do Mariners, o quarterback americano A-Train foi interceptado por Flavinho Gouveia, do Espectros, que retornou para novo touchdown, que seguiu com mais um ponto extra de Aranha, ampliando a vantagem dos visitantes para 21 a 0.
Bem na partida, Diego Aranha ainda acertou um field goal de 38 jardas no fim do segundo quarto, fechando o primeiro tempo da partida com o placar de 24 a 0 para o Espectros.
No terceiro quarto, seguiu dando apenas o time fantasma na pontuação. Com um TD de corrida, assinalado por Pingo e o quarto ponto extra de Aranha, o placar foi para 31 a 0 em favor do Espectros.
Aí a quarta e última parte do jogo começou com uma pequena reação do Mariners, que fez o seu touchdown de honra com Victor Nescau, após uma recuperação de bola depois de um fumble forçado por Guilherme Santana sobre Carlos Cox, do Espectros: 31 a 6. A tentativa de ponto extra dos donos da casa foi bloqueada por Cox.
E foi tudo. O placar não se alterou mais até o fim do jogo, que apontou a sexta vitória do Espectros em seis jogos até aqui no Campeonato Brasileiro. Na próxima fase (que equivale à semifinal nordestina e às oitavas de final nacionais), o time paraibano vai encarar os baianos do Cavalaria 2 de Julho, que terminaram a fase de grupos com quatro vitórias e duas derrotas para o Fantasma.
Por ter terminado a primeira fase em primeiro lugar do grupo, o Espectros tem o direito de disputar os playoffs em casa. A partida entre paraibanos e baianos vai acontecer no dia 8 de outubro, no campo da Vila Olímpica Parahyba, em João Pessoa. Quem vencer, avança à final da Conferência Nordeste (quartas de final do Brasileiro).
Créditos: Globo Esporte