Heptacampeão mundial

Hamilton é ultrapassado na largada, mas dá o troco e vence o GP da Espanha

Heptacampeão mundial leva ultrapassagem de holandês na primeira volta, mas se beneficia com ida aos boxes ousada da Mercedes e chega à 98ª vitória na Fórmula 1

Lewis Hamilton prova, semana sim e outra também, sua autoridade no circo da Fórmula 1. Pole position neste domingo, ele perdeu a primeira posição ainda na reta de largada do GP da Espanha para Max Verstappen, mas conseguiu eliminar 23 segundos em 17 voltas na parte final da corrida para colar no holandês e ultrapassá-lo sem dificuldades.

A manobra nas posições só foi possível graças a uma atitude ousada da Mercedes, que mandou o inglês aos boxes antes da reta final da prova para trocar pneus. A medida deu certo, Hamilton chegou a tirar mais de dois segundos por volta e, no fim, tinha mais velocidade e pneus para superar o holandês.

O heptacampeão chegou, assim, à sexta vitória em GPs espanhóis e ao 98º triunfo de sua carreira. Isso tudo, vale lembrar, no final de semana em que atingiu a marca de 100 poles na F1.

A sexta etapa da Fórmula 1 2021 será disputada no dia 23 de maio, o GP da Mônaco.

Com o resultado, Hamilton se distanciou um pouco mais na liderança do mundial de pilotos, com 94 pontos.

Verstappen e Valtteri Bottas, que vieram em segundo e terceiro lugares em Barcelona, respectivamente, vêm logo atrás no campeonato (80 e 47 pontos).

HAMILTON: “Primeiro, eu queria agradecer a todos os fãs que estão aqui. É ótimo vê-los. Eu me sinto excelente. Foi uma ótima estratégia da equipe. Que dia!”

VERSTAPPEN: “Não havia muito que fazer, virei presa fácil. Tentei o que podia. Não estamos no lugar que gostaríamos, mas já é um avanço em comparação ao ano passado”

BOTTAS: “Eu perdi uma posição na primeira volta para Charles [Leclerc] e aquilo me atrapalhou na primeira parte da corrida. Isso à parte, o ritmo na prova não estava tão desfavorável e é bom que eu consegui ir ao pódio”.

Largada

A largada foi espetacular para Max Verstappen e Charles Leclerc, e péssima para as Mercedes. Lewis Hamilton, o pole, acabou ultrapassado pelo holandês no final da reta – ambos quase chegaram a se tocar na freada, mas o inglês recolheu o carro -, enquanto Valtteri Bottas perdeu a posição para o monegasco na entrada da curva. Mesmo com um miolo de pelotão embolado, não houve acidentes. Quem também lucrou foi Daniel Ricciardo, que pulou dois postos, de sétimo para quinto.

Momentos-chave

1. Verstappen toma a ponta na curva 1 na largada, Hamilton recua para evitar o toque e holandês assume a liderança. Na segunda fila, Leclerc supera Bottas e ganha o terceiro lugar.

2. Na oitava volta, o safety car entra na pista após a AlphaTauri de Yuki Tsunoda apagar e estacionar na curva 10. O japonês tem que abandonar o GP da Espanha.

3. A Alfa Romeo comete uma trapalhada ao fazer a troca de pneus de Antonio Giovinazzi durante a passagem dele pelos boxes. A parada durou, ao todo, mais de 54 segundos.

4. Depois da remoção do carro de Tsunoda, o safety car deixa a pista na décima volta, e todos os líderes mantêm suas posições.

5. Pierre Gasly leva uma punição de cinco segundos por ter largado à frente de sua posição determinada – ele partiu da 12ª posição.

6. Pierre Gasly para nos boxes, paga a punição, coloca os pneus médios e volta em 19º.

7. Hamilton começava a reduzir diferença para Verstappen quando o holandês foi para os boxes na volta 25. E a parada da Red Bull não foi nada boa (4.2s).

8. Hamilton entra nos boxes na volta 29, e a Mercedes faz uma parada satisfatória (2.7s). Mas, ainda assim, Verstappen passou como uma flecha para reassumir a liderança.

9. Hamilton surpreende e volta aos boxes na volta 42 para colocar pneus médios. Parada mais uma vez é boa (2.3s), mas decisão da Mercedes é interessante. O inglês volta à pista 23 segundos atrás de Verstappen, com 23 voltas por correr.

10. Na volta 47, Pérez coloca de lado na curva 1 e faz bela ultrapassagem sobre Daniel Ricciardo pelo quinto lugar.
11. Hamilton ultrapassa Bottas na volta 52 – com enorme resistência do finlandês – e abre caçada a Verstappen.

12. Bottas vai para os boxes na volta 54, coloca pneus macio e no retorno começa a perseguir Leclerc para reassumir a terceira posição – o que acontece três voltas mais tarde.
13. Volta 60: Hamilton aponta na reta, ultrapassa Verstappen e recupera a liderança com facilidade

14. Em segundo, Verstappen vai aos boxes, troca os pneus e ainda retorna à frente de Bottas. Na 63ª faz a volta mais rápida do dia.

Fonte: GE
Créditos: GE