a bola vai rolar

HABEUS CAMPEONATO: Paraibano 2021 começa em 17 de março - VEJA FORMATO

Sistema de disputa prevê um estadual em 11 datas, com repescagem, oito times competindo e um rebaixado.

Finalmente a Federação Paraibana de Futebol e os clubes chegaram a um acordo e o Campeonato Paraibano vai ser realizado em 2021. Em reunião nesta sexta-feira (15) foi confirmada não apenas a realização da competição – que chegou a ser cancelada – mas também foi definido o formato de disputa, mais enxuto, com a participação de oito equipes, com apenas uma rebaixado. A bola começa a rolar no dia 17 de março, com previsão de término para 23 de maio.

Formato de disputa
O formato de disputa prevê na primeira fase os oito clubes se enfrentando entre si apenas em jogos de ida. Ao final de sete rodadas, o último colocado estará rebaixado e os dois primeiros colocados avançam direto para as semifinais; e terceiro, quarto, quinto e sexto colocados se classificam para uma espécie de repescagem – 3º x 6º e 4º x 5º -, de onde sairão os dois outros semifinalistas.

As semifinais serão disputadas em jogo único, com mando de campo para os times que terminaram a primeira fase nas primeiras colocações. Os perdedores desses duelos se enfrentam em um jogo único para a definição do terceiro colocado, e os vencedores seguem para a decisão, esta sim disputada em jogos de ida e volta.

Com esse formato, estará atendido o desejo da presidente da FPF, Michelle Ramalho, e de alguns clubes, de realizar o Campeonato Paraibano de maneira mais enxuta: serão, ao todo, 11 datas, três a menos que a edição de 2020: sete na primeira fase, uma na repescagem, uma nas semifinais e duas na final.

Tabela definida
Após a definição do formato de disputa do Campeonato Paraibano, partiu-se para o sorteio que definiu os confrontos. Dirigente mais velho entre os presentes, Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, foi quem iniciou o procedimento.

Importante destacar que, como cada time fará sete jogos na primeira fase, metade deles será mandante em quatro partidas e visitante em três – Campinense, Perilima, São Paulo Crystal e Sousa – e a outra metade será mandante em três e visitante em quatro – Atlético, Botafogo, Nacional de Patos e Treze.

Regulamento
A data marcada para o início do Campeonato Paraibano de 2021 (17 de março) atende ao Estatuto do Torcedor que determina que qualquer competição só pode começar 60 dias após a divulgação da tabela (ainda que básica) e do regulamento; ou seja, a Federação precisa publicar esses documentos ainda nesta sexta-feira.

Os detalhes sobre o regulamento ainda não foram anunciados, mas, durante o Conselho Arbitral, alguns pontos foram mencionados. Arthur Alves – que é presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Futebol da Paraíba (Ceaf-PB) – comentou algumas questões, além de confirmar que os árbitros paraibanos farão uma pré-temporada entre os dias 22 e 25 de janeiro.

Sobre o regulamento:

  • os perdedores das semifinais se enfrentarão em um jogo extra para se definir o terceiro colocado;
  • só haverá um rebaixado para a 2ª divisão;
  • para efeitos de mando de campo na final, serão descartados os jogos da repescagem (3° x 6º e 4° x 5°);
  • os cartões serão zerados ao fim da primeira fase;

Divergências entre os dirigentes
O formato do Campeonato Paraibano deste ano tinha a predisposição de ser algo muito parecido do que ficou definido no Conselho Técnico da manhã desta sexta-feira. As únicas diferenças ficaram pelo acréscimo da fase de repescagem e também a decisão do terceiro lugar. De um lado, Campinense, São Paulo Crystal e Sousa queriam um torneio mais extenso, com jogos de ida e volta na primeira, antes de partir às fases finais. Do outro, Botafogo, Nacional de Patos e Treze divergiam das opiniões dos outros três e desejavam uma disputa mais curta e “barateada”, como se referiu Cleodon Bezerra, presidente do Canário do Sertão.

Michelle Ramalho deu início à reunião apresentando dois modelos de regulamento, ambos prevendo apenas um clube rebaixado. A primeira proposta seria com a primeira fase em turno único, classificando-se os quatro primeiros para as semifinais. A segunda apontava também turno único, com os dois primeiros passando para as semifinais, e os times da terceira à sexta posição disputando as outras duas vagas nas semifinais em uma repescagem.

Ao longo do encontro, o presidente do São Paulo Crystal, Múcio Fernandes, sustentou a posição de querer um campeonato mais longo e defendeu também, inclusive, a realização de um jogo extra para se decidir o terceiro colocado entre os clubes derrotados na semifinal, consequentemente aprovada por quase todos os representantes, exceto o Treze, que preferiu que a definição sobre o terceiro colocado partisse da classificação final da primeira fase.

Já Aldeone Abrantes se mostrou preocupado com a fórmula escolhida para disputar o campeonato de 2021 e teme que ela perdure para os próximos anos.

– Esses campeonatos suicidas a gente só aguenta um ano – disse Aldeone.

Depois de muito debate e decisões tomadas entre os envolvidos na reunião, o regulamento foi definido, a tabela de jogos conhecida para a edição 2021 do Campeonato Paraibano e a bola começa a rolar a partir do dia 17 de março.

Fonte: GE
Créditos: GE