Em busca o recomeço, o outro a tão esperada sequência entre os profissionais. Jonas e Ronaldo voltam ao Flamengo na esperança de, enfim, terem maiores oportunidades após boas passagens em empréstimos a Coritiba e Atlético-GO, respectivamente.
Apesar dos rebaixamentos das equipes, ambos tiveram desempenhos satisfatórios e são os únicos que voltam ao clube com perspectiva de serem aproveitados por Reinaldo Rueda.
Jonas e Ronaldo fazem parte do grupo que se apresenta nesta quinta-feira, no Ninho do Urubu, ainda sem a presença do treinador colombiano. O GloboEsporte.com esmiuçou a participação dos dois no último Brasileirão para que o torcedor tenha uma noção do que esperar dos volantes que brigarão pelo espaço que provavelmente será deixado por Márcio Araújo no elenco – Cuéllar é o titular na função.
Jonas – 26 anos
Com 31 jogos, Jonas foi titular do Coritiba por todo o Brasileirão. A já conhecida facilidade para roubadas de bola foi o ponto alto. Ao todo, foram 93, segunda melhor marca do Brasileirão, uma a menos do que Renê Junior, à época no Bahia. As 63 faltas cometidas, porém, renderam nove cartões amarelos (três suspensões automáticas). O volante, por outro lado, demonstrou maior presença no campo de ataque com 26 finalizações e dois gols marcados.
Jogos: 31
Roubadas de bola: 93 (3,00 por jogo)
Amarelos: 9 (0,29)
Faltas cometidas: 63 (2,03)
Faltas sofridas: 24 (0,77)
Finalizações: 23 (0,74)
Finalizações certas: 3 (0,1)
Gols: 2
Impedimentos: 1
Ronaldo – 21 anos
A participação de Ronaldo no Atlético-GO foi mais discreta, mas não menos importante individualmente. Com nove partidas, o jovem de 21 anos entrou em campo mais vezes do que nos três anos em que estava no profissional do Flamengo (oito) e ganhou experiência. Alvo de expectativa do torcedor, após ser um dos destaques do título da Copa São Paulo de 2016, o volante teve o ponto alto ao marcar um golaço do meio de campo contra a Ponte Preta.
Jogos: 9
Roubadas de bola: 24 (2,67)
Amarelos: 2 (0,22)
Faltas cometidas: 19 (2,11)
Faltas sofridas: 7 (0,78)
Finalizações: 5 (0,56)
Finalizações certas: 2 (0,22)
Gols: 1
Impedimentos: zero
Além de Jonas e Ronaldo, o Flamengo terá o retorno de empréstimos do lateral-direito Léo, do meia Jajá e dos atacantes Cafú e Nixon. O quarteto, entretanto, não faz parte dos planos.
Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte