Se não sofrer gol no jogo de volta contra o Santos, às 20h30 desta terça-feira, no Pacaembu, o Palmeiras estará classificado para a final do Paulistão. A boa fase do goleiro Jailson, autor de grandes defesas na vitória por 1 a 0 no jogo de ida, é um dos maiores trunfos da equipe comandada por Roger Machado.
Jailson já não toma um gol há 380 minutos, sem contar os acréscimos. O último a vazá-lo foi Rodriguinho, do Corinthians, aos 39 minutos do primeiro tempo do Dérbi em Itaquera. O goleiro do Palmeiras jogou só mais 20 minutos naquele dia, já que foi expulso no início da etapa final. Fernando Prass entrou e tomou o segundo gol, marcado de pênalti por Clayson.
Depois disso, Jailson jogou quatro partidas e não foi vazado em nenhuma delas: vitórias sobre Junior Barranquilla (3 a 0), São Paulo (2 a 0), Novorizontino (3 a 0) e Santos (1 a 0). Ele ficou fora de três partidas no período: derrota por 1 a 0 para o São Caetano, quando cumpriu suspensão automática pela expulsão (Prass jogou), vitória por 3 a 0 sobre o Ituano, poupado (Weverton jogou), e vitória por 5 a 0 sobre o Novorizontino, para cumprir pena imposta pelo TJD-SP (Prass jogou).
Punido com três partidas de suspensão pelo pênalti e pelas declarações que deu na derrota para o Corinthians, Jailson ainda tem mais uma a cumprir. O clube, no entanto, obteve um efeito suspensivo que o libera para jogar até a realização de um novo julgamento. A expectativa é conseguir mantê-lo disponível até o fim da competição.
– O Jailson passa muita segurança para nós. Aquela cabeçada do Renato ele tirou praticamente de dentro do gol. Fico muito feliz por essa fase dele, que ele possa ajudar ainda mais – disse o atacante Keno.
Jailson disputou 13 jogos em 2018 e sofreu apenas seis gols. Ele passou ileso em oito desses jogos.
O baixo número de gols sofridos pelo Verdão, no entanto, não é mérito apenas de um jogador. Prova disso é que a equipe sofreu apenas um(Chiquinho, do São Caetano) nos últimos sete jogos.
O time não foi vazado nos últimos cinco jogos, atingindo sua melhor marca de 2008. Na época, os comandados de Vanderlei Luxemburgo completaram seis partidas sem gol do adversário. Depois disso, o máximo foram quatro jogos com a defesa invicta, algo que se repetiu por cinco vezes. A maior sequência de jogos sem sofrer gols da história alviverde foi registrada em 1987: 12 jogos.
Fonte: Redação
Créditos: Lance