Temendo perder a liderança para o SBT na audiência do clássico Flamengo x Fluminense, que decide o Campeonato Carioca de 2020, a Rede Globo fez alguns ajustes na programação desta quarta-feira (15).
Além de alterar o filme do “Cinema Especial”, a emissora da família Marinho esticou a duração da novela “Fina Estampa” até às 22h50, segundo consta na grade enviada para a imprensa.
O filme divulgado inicialmente seria o drama “Perdido em Marte”, mas depois que a emissora de Silvio Santos anunciou a transmissão do clássico Flamengo x Fluminense pelo Campeonato Carioca, a Globo alterou o filme do horário para a comédia “Jumanji: Bem Vindo à Selva”.
Na grade divulgada para a imprensa na semana passada, constava que a novela “Fina Estampa” seria exibida das 21h34 às 22h21. Na nova grade, consta que a novela será exibida das 21h34 às 22h50. Além da duração maior, a trama ainda vai terminar 29 minutos mais tarde que o programado inicialmente.
Isso tudo para evitar perder a liderança para o SBT no Ibope, visto que o “Jornal Nacional” e a novela “Fina Estampa” são as únicas atrações da emissora que conseguem segurar os índices acima dos 30 pontos.
Veja a antiga grade enviada pela Rede Globo:
- 20h30 Jornal Nacional
- 21h34 Fina Estampa
- 22h21 Cinema Especial (Perdido Em Marte)
- 00h25 Jornal da Globo
Veja a nova grade enviada pela Rede Globo:
- 20h30 Jornal Nacional
- 21h34 Fina Estampa
- 22h50 Cinema Especial – Jumanji: Bem Vindo à Selva
- 00h28 Jornal da Globo
Campeonato Carioca no SBT
Após 17 anos sem transmitir uma partida de futebol entre clubes do eixo Rio-São Paulo, o SBT retorna ao universo esportivo amanhã. A emissora de Silvio Santos negociou com o Flamengo a exibição da segunda partida da decisão do Campeonato Carioca, que será disputada contra o Fluminense.
Para essa partida única, o SBT preparou um plano comercial de cinco cotas de patrocínio, com valor (de tabela) de R$ 7,9 milhões. A primeira delas já foi comercializada pela PicPay, que garantiu a presença na transmissão do jogo. É importante considerar que esse valor é o apresentado oficialmente ao mercado publicitário, mas é comum que descontos sejam concedidos na negociação. As outras 4 cotas de patrocínio estão em negociação pela emissora.
O retorno do futebol carioca à tela do SBT tornou-se possível após uma série de reviravoltas que vem acontecendo no âmbito dos direitos de transmissão de TV do esporte mais popular do País. O novo cenário teve início em 18 de junho, quando o presidente Jair Bolsonaro publicou uma Medida Provisória que altera a Lei Pelé, responsável pelas regras dos direitos de transmissão de futebol na TV. Antes, para exibir uma partida, era necessário que uma emissora firmasse contrato com os dois times que estariam em campo. Com a nova MP, o direito de arena passou a ser exclusivo do time mandante daquela partida.
Essa mudança da Lei aconteceu justamente na retomada do Campeonato Carioca, após meses de interrupção por conta da pandemia Covid-19. Como era o único clube, entre os disputantes do torneio estadual, a não ter firmado contrato com a Globo em 2020, o Flamengo interpretou a Lei como uma oportunidade para negociar os direitos dos jogos restantes do campeonato de forma independente.
De acordo com apurações da reportagem do portal “Meio & Mensagem”, o Flamengo esteve próximo de negociar com a Record para a transmissão da partida contra o Boavista, ocorrida em 1º de julho. A emissora chegou a criar e apresentar ao mercado um plano comercial para a transmissão do jogo. A negociação não evoluiu, no entanto, por questões judiciais. Assim que o Flamengo começou a negociar os direitos de transmissão de suas partidas, a Globo recorreu à justiça alegando que, por ter o contrato assinado com as demais equipes participantes – e pelo fato de esse contrato ter sido assinado antes da publicação da MP – seus direitos deveriam ser cumpridos. Para evitar problemas, Record e Flamengo, então, desistiram da negociação.
Mesmo com a Globo brigando na justiça, o Flamengo exibiu a partida contra o Boavista em seu canal oficial no YouTube, a Fla TV. A atitude do rubro-negro levou a Globo, no dia seguinte, 2 de julho, a rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, abrindo mão de transmitir as partidas restantes do campeonato Carioca. A emissora alegou que não faria mais sentido manter o contrato sendo que as cláusulas haviam sido descumpridas.
Lives e recordes
Esse imbróglio na decisão dos direitos de transmissão fez com que as etapas finais do Campeonato Carioca quebrassem recorde nas redes sociais. Após o jogo do Flamengo, que quebrou recordes de acessos simultâneos na Fla TV, o Fluminense bateu um novo marco na semana passada, ao derrotar o rubro-negro, nos pênaltis, na final da Taça Rio. A live do jogo alcançou quase 3,6 milhões de acessos simultâneos, angariando o título de evento ao vivo mais visto da história do YouTube no mundo.
Mesmo com o sucesso das transmissões online, os clubes envolvidos na final ainda tentavam negociar a transmissão com uma emissora aberta. Depois da tentativa frustrada de acordo com a Record, o Flamengo conseguiu firmar uma proposta com o SBT, que oficializou a transmissão da partida nesse sábado (11) com um comunicado oficial. “É com muita alegria que informamos que o SBT acaba de firmar contrato com o Clube de Regatas do Flamengo para adquirir, com exclusividade em televisão aberta e para todo território nacional, os direitos de transmissão do segundo jogo da final do Campeonato Carioca de 2020 a ser realizado no dia 15 de julho às 21:00, que disputará com o Fluminense F.C. Esperamos poder realizar um grande evento, com muita qualidade e com a descontração característica do SBT para levar esse grande espetáculo aos torcedores, fãs do futebol e espectadores, especialmente neste momento tão delicado em que vive o mundo e o país”, declarou a emissora, em nota.
A narração ficará por conta de Téo José, com Zico e Rivellino nos comentários. Apesar do longo jejum da transmissão de estaduais, o SBT é o atual detentor dos direitos da Copa do Nordeste, exibindo o torneio em suas afiliadas nos últimos anos.
Fonte: Bastidores da TV
Créditos: Bastidores da TV