Com gol de Vinícius Jr. na decisão, do último sábado (1), onde o Real Madrid conquistou sua 15ª taça da Champions League, o astro brasileiro foi eleito o melhor jogador da competição, ao todo, o atacante brasileiro marcou seis gols e deu cinco assistências em dez jogos na última edição. Com isso se torna o grande favorito a Bola de Ouro, prêmio dado ao melhor jogador do mundo pela revista France Football.
A última conquista de um jogador brasileiro aconteceu há 17 anos, Kaká foi eleito o melhor jogador do mundo na ocasião, quando defendia o Milan da Itália, no ano de 2007.
Começo no time do Flamengo
Vinícius Junior, de São Gonçalo, RJ, chegou ao time do Flamengo aos 10 anos de idade, e desde então foi tratado como ”futuro craque”. Sendo o principal destaque da base desde o time Sub-13.
Em 2017, quando Vinícius participou pela primeira vez da Copa São Paulo de Futebol Júnior, foi um dos destaques do torneio. Logo na estreia do Rubro-Negro na competição, Vinícius entrou no decorrer da partida e marcou dois gols na goleada por 5 a 0 diante do Central.
Com apenas 16 anos, Vinícius fez sua estreia como profissional na partida em que o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Atlético Mineiro, válida pela 1ª rodada do Brasileirão.
Logo após sua segunda partida como profissional, o clube anunciou sua venda para o Real Madrid, da Espanha, por 45 milhões de euros. No acordo assinado, o clube carioca assinou uma obrigação de venda em julho de 2018, já que não é permitido na Espanha o registro de estrangeiros menores de idade.
Chegada ao Real Madri
Conforme estabelecido em contrato, em julho de 2018 Vinícius Júnior finalmente ficou à disposição da equipe. Por ter 18 anos, o Real Madrid decidiu inscrevê-lo como atleta do Real Madrid Castilla, que é uma espécie de filial do Real Madrid, para que ele pudesse ir se adaptando ao futebol espanhol.
No dia 29 setembro de 2018, fez sua estreia pela equipe principal do Real Madrid em um jogo oficial. Com isso, Vinícius tornou-se o primeiro futebolista a nascer após a virada do milênio a atuar na equipe principal do Real Madrid.
Teve o melhor inicio dele pelo Real Madrid em 2021–22, marcando cinco gols nas cinco primeiras partidas de La Liga.
Após se consagrar pelo Real Madrid utilizando a camisa 20, número no qual também usou pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo FIFA de 2022, Vinícius foi escolhido para usar a histórica camisa 7 a partir da temporada 2023–24.
No dia 31 de outubro de 2023, foi anunciada a renovação de contrato de Vinícius Júnior até 2027, com direito a uma multa rescisória de 1 bilhão de euros (R$ 5,4 bilhões). As partes já haviam entrado em acordo no início da temporada, fazendo Vini Jr. triplicar seu salário anual, atualmente de 10,5 milhões de euros (R$ 56,3 milhões).
Vítima de racismo na Europa
Desde que chegou ao Real Madrid, a luta contra o racismo se tornou uma das principais pautas do atacante dentro e fora do campo. O jogador brasileiro sofreu duros ataques racistas em jogos da La Liga contra Barcelona, Mallorca, Atlético de Madrid, Real Valladolid, Osasuna, Betis e Valencia. Contra este último, Vinícius reagiu com a bola no pé dentro de campo.
O atacante marcou oito gols contra o Valencia, sendo esse o clube que é a maior vítima do jogador na Europa. Na partida realizada no início de março desse ano, Vinicius foi alvo de constantes insultos racistas vindos das arquibancadas do Mestalla. O Real Madrid perdia por 2×0 quando o atacante marcou e ergueu o braço com punho cerrado, símbolo de apoio ao combate ao racismo. O brasileiro ainda marcou o gol de empate e vibrou muito, batendo no peito e dizendo “eu estou aqui”.
Títulos de Vinícius Junior pelo Real Madrid
- Liga dos Campeões: 2 (2022 e 2024)
- Mundial de Clubes: 2 (2018 e 2022)
- Campeonato Espanhol: 3 (2020, 2022 e 2024)
- Copa do Rei: 1 (2023)
- Supercopa da Europa: 1 (2022)
- Supercopa da Espanha: 3 (2020, 2022 e 2024)