A Federação Paraibana de Futebol (FPF) adiou a reunião que vai definir o regulamento e o formato do Campeonato Paraibano de Futebol Feminino desta temporada. A princípio, o encontro aconteceria na tarde desta segunda-feira, mas, a pedido do presidente da FPF, Amadeu Rodrigues, foi transferido para esta terça-feira, às 15h, na sede da entidade. Com os termos pré-definidos na semana passada, o arbitral deve apenas para consolidar a situação com os representantes dos oito clubes que devem disputar a competição.
Na reunião da última semana, coordenada pelo diretor técnico da FPF, Antônio Carlos Baza, quatro times já foram confirmados no estadual: o atual campeão Botafogo-PB, o Auto Esporte, o Kashima e o Serrano-PB. No entanto, mais quatro clubes participaram do encontro e também demonstraram interesse na disputa: o Alvorada, a Desportiva Guarabira, o Femar e o Internacional-PB. Por causa disso, as equipes tiveram o prazo de uma semana para regularizar as suas situações. Então, o anúncio da quantidade de participantes também vão ser feito nesta terça-feira.
Uma questão que rendeu polêmica e deve ser revista na reunião é o formato da competição. No último econtro, ficou pré-definido que as oito equipes disputariam uma primeira fase em turno único, com todos os times se enfrentando. E os quatro que mais pontuassem estariam classificados para as semifinais. Até aí houve um consenso por parte dos representantes de todos os clubes.
No entanto, na fase de mata-mata, ficou acordado que não haveria critério de desempate. Ou seja, em caso de empate, a disputa iria para os pênaltis. O fato desagradou o Botafogo-PB, representado pela técnica Gleide Costa, que afirmou que o mais correto seria o critério de melhor campanha como vantagem na fase final.
Apesar do impasse, o Botafogo foi voto vencido e a FPF definiu que as penalidades seriam utilizadas em caso de empate. Porém, com a participação de Amadeu Rodrigues, a tendência é que o tema seja novamente discutido.
Neste ano, o Campeonato Paraibano de Futebol Feminino vai ser disputado apenas na cidade de João Pessoa. Se confirmada a participação dos oito clubes, cinco jogarão em casa – Alvorada, Auto Esporte, Botafogo, Femar e Kashima – e três – Desportiva (de Guarabira), Internacional-PB (de Lucena) e Serrano-PB (de Campina Grande) – vão ter que se deslocar para a cidade nas datas da competição.
Quanto às datas do estadual, ainda não há nenhuma definição. Mas, assim como na temporada passada, a competição vai fechar o ano do futebol paraibano em 2017.
Créditos: Globo Esporte