pandemia

FPF mantém cautela sobre retorno do futebol e fala em esperar por protocolos da CBF

Presidentes de federações debatem com a CBF o momento certo de retomar as competições no país. Volta vai começar pelos estaduais, mas depende da liberação das autoridades de saúde

A presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Michelle Ramalho, participou na tarde desta terça-feira de uma videoconferência com outros presidentes de federações do Brasil, além do staff da CBF. Na pauta, o retorno do futebol já para o mês de maio, com os clubes voltando aos treinos. Já as competições só seriam retomadas em junho, a começar pela conclusão dos estaduais.

Mas essa é a visão mais otimista. Na prática, qualquer movimento de retorno do futebol passa pela liberação das autoridades de saúde de cada estado. Até por isso, Michelle Ramalho mantém a cautela e não marca uma data para a retomada do futebol paraibano. De acordo com site O Globo, a CBF teria sugerido que as federações se articulassem com os respectivos governos estaduais para viabilizar o retorno das competições no dia 17 de maio. Para isso, os treinos começariam já na próxima semana.

– A CBF deixou bem claro que todas as federações devem seguir protocolos. O da própria CBF e, principalmente, a das autoridades de saúde. Não vai ser uma retomada uniforme. Pode ser que volte em um estado e, em outro, continue parado – explicou a dirigente da Federação Paraibana.

Um ponto, no entanto, é certo: o primeiro passo nessa volta será a conclusão dos estaduais. Michelle Ramalho disse que na videoconferência sequer foi falado em Campeonato Brasileiro. A CBF já deixou claro que a prioridade é encerrar os campeonatos já iniciados. Aliás, orientou os presidentes de federações que mantenham seus regulamentos.

A presidente da FPF se refere às vagas que dependem da classificação dos estaduais, como a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Copa Verde, além do Brasileiro da Série D. Por isso, a orientação é que os campeonatos sejam todos retomados do ponto que parou. Na maioria deles, restam seis datas para a sua conclusão.

CBF vai emitir protocolo
Além de esperar uma posição das autoridades de saúde, as federações precisam seguir um rigoroso protocolo que será enviado pela CBF para a retomada do futebol. Nele, há a recomendação de se testar todos os jogadores para a Covid-19, antes mesmo de se iniciar o período de treinos. De acordo com Michelle Ramalho, a CBF já adiantou que as federações e os clubes serão responsáveis pelos custos dos testes.

– Vamos esperar a definição do protocolo da CBF. Sabemos que os custos para testes são altos. Por isso, é preciso discutir a melhor forma de fazer isso na Paraíba – completou Michelle.

No dia 17 de abril, a FPF reuniu os clubes para discutir os protocolos iniciais para a volta do Campeonato Paraibano. E já havia adiantado que o primeiro passo seria a flexibilização das medidas de isolamento social por parte da secretaria estadual de saúde, e as secretarias municipais. Uma solução, também discutida no encontro, seria a realização das 17 partidas restantes do estadual em sede única.

Fonte: Globo Esporte
Créditos: Expedito Madruga