A Fifa anunciou nesta sexta-feira que decidiu banir de forma definitiva o ex-presidente do CBF Marco Polo Del Nero das atividades ligadas ao futebol. O Comitê de Ética da entidade resolveu que o cartola estará impedido para sempre de exercer funções no esporte, ao fim de uma suspensão de 45 dias imposta ao brasileiro, por estar envolvido em esquemas de propina e corrupção.
“A câmara de decisão concordou com as recomendações da câmara de investigação e considerou o senhor Del Nero culpado de violar os artigos 21 (suborno e corrupção), 20 (oferecer ou aceitar presentes ou outros benefícios), 19 (conflitos de interesse), 15 (lealdade) e 13 (regras gerais de conduta) do Código de Ética da Fifa”, lê-se na nota.
O impedimento inclui ainda a imposição de uma multa de 1 milhão de francos suíços (equivalente a cerca R$ 3,5 milhões).
Del Nero foi indiciado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos em 2015 em meio a uma investigação de esquemas corruptos no futebol internacional, relacionados a negociações de contratos de transmissão de torneios de futebol.
O cartola renunciou ao posto do Comitê Exeutivo da Fifa no mesmo ano, mas continuou a liderar o futebol brasileiro até ser suspenso provisoriamente pelo Comitê de Ética da Fifa. Em dezembro, ele foi afastado pela entidade do comando da CBF. Apesar da suspensão, manteve-se por dentro do órgão, em reuniões regulares com o então diretor-executivo Rogério Caboclo — eleito, na semana passada, presidente da confederação brasileira.
Del Nero se manifestou sobre o assunto por meio de seus advogados. Veja a nota oficial abaixo.
https://twitter.com/bicharaemotta/status/989862794723057669?tfw_site=jornalextra&ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Foglobo.globo.com%2Fesportes%2Ffifa-bane-marco-polo-del-nero-para-sempre-do-futebol-22633272
Fonte: Extra
Créditos: Extra