ENTENDA

Fifa 'ameaça' excluir Brasil de competições internacionais

Reprodução
Ednaldo foi retirado da presidência da CBF
Reprodução Ednaldo foi retirado da presidência da CBF
Reprodução
Ednaldo foi retirado da presidência da CBF

Com situação polêmica após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) decidir pelo afastamento Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF,  a Fifa ameaça excluir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e seus clubes das competições internacionais por ‘interferência de terceiros’ no conflito.

Em carta enviada à CBF, Fifa e Conmebol dizem não reconhecer José Perdiz, presidente do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), como líder interino da entidade brasileira. José foi nomeado ao cargo pelo TJRJ para garantir a gestão federativa até a realização das eleições, em janeiro.

“As associações-membro da FIFA devem gerir os seus assuntos de forma independente e sem influência indevida de qualquer tipo de terceiros”

“Se, devido a esta influência de terceiros na sua gestão, a CBF for eventualmente suspensa pelo órgão competente da FIFA, ela perderá todos os direitos de filiação com efeito imediato e até que a suspensão seja levantada pela FIFA. Isso também significará que a CBF, equipes representativas e clubes perderiam o direito a participar em qualquer competição internacional enquanto a CBF estiver suspensa”, explica a carta.

FIFA e CONMEBOL agendaram uma visita ao Brasil para a primeira semana de janeiro afim de se “reunir com os envolvidos, examinar a situação atual e trabalhar em conjunto para encontrar uma solução” e alertaram: “Planos eleitorais sem autorização dos órgãos internacionais não serão admitidos”.

José Perdiz, que além de presidente do STJD, assumiu como líder interino da CBF, respondeu à carta: “É com satisfação e respeito que recebemos esta nova carta da FIFA. Vejo como um sinal positivo, mas, por determinação da Justiça, devo convocar as eleições dentro do prazo estabelecido. É necessário conduzir esta etapa observando os marcos legais, em consonância com o estatuto da própria Entidade e da FIFA”.

Fonte: Polêmica Paraíba com IG
Créditos: Polêmica Paraíba