Aconteceu em Maceió, na tarde dessa quinta-feira, uma reunião entre os presidentes das federações de futebol do Nordeste, além do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Gustavo Feijó, em que o ponto principal das discussões gerou em torno da valorização das categorias de base e, conseqüentemente, a criação de competições Sub-15 e Sub-17, além da Sub-20 já existente, no calendário de competições da Copa do Nordeste a partir de 2018.
Aliás, o torneio Sub-20 vai acontecer no próximo mês. A competição acontece de 22 de novembro a 4 de dezembro, em Aracaju.
De acordo com o documento apresentado aos presidentes na reunião, todos os campeonatos estaduais de base do nordeste seriam disputados de janeiro a junho. E os meses de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro seriam reservados para a realização da Copa do Nordeste, que reuniria 18 times da seguinte forma: os nove campeões estaduais das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, e os nove clubes melhores classificados no Ranking Nacional de Clubes da CBF.
O objetivo das federações e da liga dos clubes no Nordeste é valorizar o desenvolvimento de atletas na região, possibilitando a formação de novos jogadores, aumentando a visibilidade no mercado. Atualmente, o número de partidas disputadas por jogadores de base dos clubes no Nordeste é menor, por exemplo, do que em outras regiões do Brasil, como a Sul e a Sudeste.
A intenção das Federações é acrescentar mais competições de base ao calendário da próxima temporada.
– A região Nordeste ainda carece de competições regionalizadas. Os clubes serão beneficiados de várias formas. Todos terão a oportunidade de disputar as vagas, independente de competições no âmbito profissional – destacou Gustavo Feijó, vice-presidente da CBF.
A proposta de criação da Copa do Nordeste das categorias Sub-20, Sub-17 e Sub-15, será levada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A reunião contou com as presenças do presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho; presidente e vice-presidente da Federação Baiana de Futebol (FBF), Ednaldo Rodrigues e Ricardo Lima, respectivamente; presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), José Vanildo Neto; presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio; presidente da Federação Piauiense de Futebol (FFP), Cesarino Oliveira; presidente da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Amadeu Rodrigues; e o presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), Milton Rodrigues.
Fonte: Globo Esporte Paraíba