hábitos saudáveis

EXISTE CORPO DO VERÃO?!: profissional explica aumento pela busca de atividades físicas neste período do ano e dá dicas para um treino mais responsável

À medida que nos aproximamos da estação mais aguardada do ano, a busca por hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas intensifica-se. Muitos estão correndo atrás do tempo perdido ao longo do ano, buscando academias ou optando por treinos em casa para se prepararem para o verão.

Arte: Marcelo Júnior / Polêmica Paraíba

À medida que nos aproximamos da estação mais aguardada do ano, a busca por hábitos saudáveis e a prática de atividades físicas intensifica-se. Muitos estão correndo atrás do tempo perdido ao longo do ano, buscando academias ou optando por treinos em casa para se prepararem para o verão.

Com opções que variam desde o tradicional crossfit, natação, caminhada, musculação até atividades como jiu-jitsu, a diversidade de escolhas reflete a busca por bem-estar físico e mental. Para muitos que não têm acesso a academias, a prática de exercícios em casa tornou-se uma alternativa viável, especialmente quando acompanhada por um profissional de educação física.

O Polêmica Paraíba teve a oportunidade de conversar com a educadora física, Rany Siqueira para entender o aumento na procura por academias e a prática de atividades físicas nesta época do ano.

Rany destaca que a busca por academias durante o verão está relacionada a diversas motivações, desde a busca por um corpo esteticamente mais atraente até a melhoria da condição física e a adoção de um estilo de vida saudável.

Cuidados essenciais no clima quente

Ao se exercitar em climas quentes durante o verão, é essencial manter uma hidratação adequada, optar por alimentos leves e utilizar roupas adequadas que permitam a respiração da pele. A educadora física também destaca a importância de evitar atividades ao ar livre entre 10h e 16h, adotando precauções como filtro solar e proteção contra raios ultravioletas.

“Os principais cuidados essenciais estão correlacionados com o consumo de água que deve ser abundante, ingestão de alimentos leves, como frutas, legumes, lanches naturais e outros; uso de roupas com tecidos mais leves que possibilitem a respiração da pele, como também tecnológico com proteção contra raios ultravioletas, bonés, viseira, óculos que ajudem na proteção dos olhos e cabeça caso pratique atividades ao ar livre. Convém ainda mencionar que se deve evitar a pratica de atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h, mesmo em dias mais nublados, com uso do filtro solar e paramentação necessária é mais seguro para não agredir a pele”, explicou Rany Siqueira.

Rany ressalta ainda, que a orientação de um profissional de educação física é fundamental antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Isso garante a prescrição de um treinamento adequado às condições individuais, prevenindo lesões e promovendo resultados satisfatórios.

“Antes de iniciar qualquer pratica de atividade física é de fundamental importância à orientação de um profissional de educação física, isso vale desde uma caminhada ao ar livre até um treino pesado de alto rendimento. O profissional de educação física é capaz de fazer apontamentos precisos às condições do praticante. A partir da avaliação da condição física, é possível prescrever um programa de treinamento, com metas tangíveis a serem alcançadas e resultados satisfatórios condizentes com cada realidade física. Adultos precisam de benefícios para a saúde, prevenção de lesões, diminuindo incidência de hipertensão arterial, incidência de diabetes, melhoria da saúde mental, adiposidade corporal, aumento da massa muscular dentre outros motivos. Até porque exercícios físicos feitos de maneira equivocadas poderão ser tanto prejudiciais quanto perigosos para a saúde das pessoas”, explicou.

Segundo a educadora física, diversas atividades são recomendadas para o verão, desde caminhadas e corridas até práticas no meio aquático, esportes com bola na praia e aulas em grupo envolvendo danças e lutas. Estas atividades contribuem para melhorar o condicionamento físico, mental e social.

“As atividades físicas mais indicadas para esse período envolvem desde pratica de caminhada/corrida, atividades no meio aquático (natação, hidroginástica, canoagem, stand-up, surfe e etc) pedal, esportes com bola (futebol, vôlei, frescobol, futevôlei, beach tênis) que podem ser praticados na praia. Ainda, nesta época do ano é bastante satisfatório aulas em grupos que envolvam danças, ginastica localizada, lutas e entre outros. São excelentes atividades para melhorar o condicionamento físico-psíquico-social”, finalizou.

Com o verão à vista, a busca por uma vida mais ativa e saudável ganha destaque, promovendo não apenas a estética corporal desejada, mas também o bem-estar geral.

Foto: Rany Siqueira / arquivo pessoal

Rany Siqueira
CREF – 002619G/PB

 

Fonte: Adriany Santos
Créditos: Adriany Santos