Acusado

Ex-técnico da seleção de ginástica é acusado de filmar atletas jovens nus

RicardoBufolin/CBG

As acusações envolvendo Fernando de Carvalho Lopes, ex-treinador da seleção brasileira de ginástica, aumentaram neste domingo (6). O “Fantástico”, da “TV Globo”, revelou que um ex-atleta prestou depoimento à Delegacia da Mulher, da Criança e do Adolescente (DDM) de São Bernardo do Campo e afirmou que Fernando fotografava e filmava atletas nus.

Em entrevista à “Globo”, o ex-atleta afirmou que tinha 10 anos quando foi vítima dos assédios de Lopes. “Ele fotografou o meu pênis enquanto eu estava dormindo, quando ele abusava de mim. Mas ele fez isso achando que eu não estava percebendo”.

O ex-atleta em questão já integrou a seleção brasileira de ginástica. No relato, ele afirma que a câmera era colocada em frente aos chuveiros e que Lopes dizia que estava recarregando o aparelho como justificativa para deixá-los no local.

“Ele colocava a câmera dele para carregar no vestiário, num banco que tinha lá, bem de frente para os chuveiros. E na casa dele também. Ele sempre deixava a câmera dele carregando em cima da pia, virada para o box. Até que teve uma vez que eu saí do banho e fui ver. Ela estava gravando e carregado”.

Os casos envolvendo Fernando de Carvalho Lopes teriam ocorrido quando ele era técnico do Mesc (Movimento de Expansão Social Católica), clube situado em São Bernardo, em São Paulo. Ele foi afastado de todas as funções.

Corre também contra o técnico um processo de conduta no Conselho Regional de Educação Física do Estado de São Paulo. Ele também pode ser exonerado de cargo público que ocupa na Prefeitura de Diadema.

A Polícia Civil cumpriu no último sábado (5) um mandado de busca e apreensão na casa dos pais de Lopes, em São Bernardo. Durante a operação, os agentes apreenderam CDs, DVDs, pen drives, uma fita cassete e um HD externo. A delegada Tereza Gurian deixou a casa sem dar entrevistas.

Fonte: UOL
Créditos: UOL