campeonato

Equipe da Paraíba vence Circuito Brasileiro de Surf Júnior Tour em Cabedelo

As duas primeiras etapas tinham sido realizadas nos litorais baiano e catarinense.

Nesse final de semana, Cabedelo virou Capital Brasileira do Surf ao sediar a 3ª e decisiva etapa do Circuito Brasileiro de Surf Júnior Tour. As duas primeiras etapas tinham sido realizadas nos litorais baiano e catarinense.

A praia de Intermares recebeu um público expressivo e caloroso e foi a escolhida pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e pela Federação Paraibana de Surf para reunir 135 atletas de todo o país, que competiram disputando a modalidade de Surf Júnior nas categorias Sub14 (Masculino), Sub16 (Masculino e Feminino) e Sub18 (Masculino e Feminino).

Os melhores rankeados no circuito nacional garantiram vagas na formação da equipe brasileira que, em outubro, disputará na Califórnia (EUA), com todas as despesas pagas, o ISA World Junior Surfing Championship, Mundial de Surf Júnior organizado pela ISA (International Surfing Association). A competição internacional já teve como participantes Gabriel Medina e Filipe Toledo, que atualmente estão entre os maiores surfistas do mundo.

O secretário de esportes de Cabedelo, Maurício Santos, comentou o feito inédito da cidade de Cabedelo ter o privilégio de apresentar no pódio não só os melhores da etapa local, como também os campeões do circuito brasileiro na temporada e ainda a equipe classificada para o Mundial. Ele também parabenizou o cabedelense Yuri Barros pela classificação para o Mundial nos Estados Unidos.

Destaques – A Paraíba foi primeira colocada nesta etapa, emplacando inclusive um pódio triplo na categoria Sub16 Masculino. Com isso a equipe ficou em terceiro lugar na classificação geral do Circuito Brasileiro. Nomes como Matheus Sena (RN), Heitor Muller, (SC),  Lucas Bezerra (CE). que estão entre os melhores surfistas juniores do país, estavam em Intermares. E também se destacou a participação da adolescente paulista Sophia Medina ,que venceu sem dificuldade a categoria Sub16 Feminino e também garantiu vaga no Mundial da Califórnia. A irmã do campeão mundial, Gabriel Medina, gostou de surfar em águas cabedelenses.

“Eu estou muito feliz de poder representar o meu país no Mundial, eu venho treinando muito pra isso. Consegui essa vaga especial e estou sendo campeã brasileira aqui onde as pessoas são incríveis, super amorosas e torceram muito por mim. A organização do evento está de parabéns, acho que foi a etapa mais organizada e foi tudo muito divertido”.

Yuri Barros –  O momento de maior emoção na competição, sem sombra de dúvidas, foram as conquistas do cabedelense Yuri Barros. Adolescente de 14 anos, o garoto já chama atenção do cenário Mundial do Surf. Morador do Renascer, Yuri foi o vencedor das categorias Sub14 e Sub16 e, nas últimas ondas da etapa de Intermares, garantiu a classificação para o Mundial da Califórnia. O menino saiu do mar carregado nos braços pela torcida presente.

“Foi muito bom, graças a Deus deu tudo certo aqui na praia de Intermares. O meu objetivo agora é ser campeão mundial lá no ISA e eu estou muito confiante. Nas últimas ondas ali, eu garanti um oito e consegui também ficar em 1° lugar da sub 16. Agora é só preparar as canelas que tem muito mais pela frente”, concluiu o surfistinha cabedelense.

CLASSIFICAÇÃO DA 3a ETAPA

Classificação do Sub14

Yuri Barros PB

Erick Silva PE

Adalto Sena RN

Pedro Rian CE

Classificação do Sub16 Feminino

Sophia Medina SP

Sophia Gonçalves SP

Maria Eduarda Lucena RN

Mariana Areno RJ

Classificação do Sub16 Masculino:

Yuri Barros PB

Kauã Hansson PB

Reginaldo Filho PB

José Cláudio PE

Classificação do Sub18 Feminino:

Júlia Duarte RJ

Pamela Mel SC

Nalanda Carvalho PB

Rafaela Teixeira SP

Classificação do Sub18 Masculino:

José Cláudio PE

Mateus Sena RN

Ryan Kainalo SP

Lucas Bezerra CE

Por Equipes

Paraíba

São Paulo

Rio Grande do Norte

Pernambuco

Fonte: Paraíba.com
Créditos: Paraíba.com