eleições na FPF

Entenda como vai funcionar o processo eleitoral para escolher o presidente da FPF

A Comissão Eleitoral definiu e apresentou o regulamento para as eleições para escolher o novo presidente da Federação Paraibana de Futebol

Está consumado. A Comissão Eleitoral definiu e apresentou o regulamento para as eleições para escolher o novo presidente da Federação Paraibana de Futebol pelo quadriênio 2019-2022. Diante disso, cada chapa vai precisar registrar a candidatura até o dia 19 e apresentar o apoio de pelo menos oito clubes profissionais e mais oito amadores. Vale ressaltar que o pleito vai ser realizado no dia 29 e, até então, quatro pré-candidatos estão no páreo.

O que chama a atenção é que, de acordo com o documento, até então, nenhuma liga esportiva está apta para participar da eleição; porém, ainda é possível regularizar a sua situação junto à FPF até 72 horas antes da Assembleia Geral. Além disso, apenas 12 clubes profissionais vão poder participar do pleito, assim como 15 agremiações amadoras. E, para conseguir registrar a chapa, o pré-candidato vai precisar de pelo menos o apoio de oito profissionais e oito amadores.

Com isso, por ora, sem nenhuma liga apta, a chapa que conseguir o apoio de oito clubes amadores deve disputar o pleito sozinha, já que restaria apenas sete agremiações amadoras e esse número é insuficiente para que outra chapa fosse inscrita.

Outra questão é que cinco clubes profissionais vão ter direito a dois votos cada; são eles: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Internacional-PB, Nacional de Patos e Spartax). Nesse caso, as cédulas distribuídas para essas agremiações vão conter dois espaços para o voto. Vale ressaltar que na eleição da FPF o voto é secreto.

Clubes profissionais: 12 Número de votos: 17 Clubes amadores: 15 Número de votos: 15
Atlético Cajazeirense de Desportos 2 Associação Atlética Boa Vista 1
Botafogo Futebol Clube 2 Associação Atlética Portuguesa 1
Campinense Clube 1 Associação Desportiva Marretinha 1
Centro Sportivo Paraibano (CSP) 1 Centro Esportivo Avaí 1
Femar Futebol Clube 1 Clube Recreativo Flamengo 1
Internacional Esporte Clube 2 Clube Recreativo Kashima 1
Nacional Atlético Clube 2 Escorpios Futebol Clube 1
Santos Futebol Clube 1 Diamante Esporte Clube 1
Sociedade Esportiva Queimadense 1 Fluminense Futebol Clube 1
Sousa Esporte Clube 1 Força Comunitária de João Pessoa 1
Spartax João Pessoa Futebol Clube 2 Ibis Futebol Clube 1
Treze Futebol Clube 1 Padre Zé Esporte Clube 1
Ponte Preta Futebol C. Recreativo 1
Treze de Maio Esporte Clube 1
União Esporte Clube Paraibano 1

 

O registro das chapas acontece até o dia 19. Até essa data, cada pré-candidato deve se apresentar à sede da Federação Paraibana de Futebol com os nomes dos três vices, além de três conselheiros fiscais e dos suplentes para os cargos de conselheiro.

Após esse processo, a Comissão Eleitoral vai avaliar cada registro e, no dia 21, apresentar se a candidatura foi homologada ou impugnada. Em caso de impugnação, o pré-candidato vai ter o direito de regularizar a sua situação até o dia 25.

Entretanto, se a chapa for novamente impugnada, no dia 27, a Comissão Eleitoral apresentará a ata de reunião em que será deliberado acerca da regularidade de todo o procedimento eleitoral e viabilidade da realização da eleição no dia 29 de setembro.

Inclusive, no dia 29, a Assembleia Geral Ordinária eleitoral vai ter início às 10h, em primeira convocação, havendo quórum, ou às 11h, em segunda convocação, com qualquer número de filiados presentes, com início da votação imediatamente após a sua instalação.

Terminada a votação, os membros da Comissão Eleitoral procederão à contagem global dos votos depositados na urna, a qual deverá coincidir com o número total de envelopes distribuídos. Após o procedimento, vai ter início o processo de apuração.

Caso o registro de mais de uma chapa seja homologado e, após a apuração, a disputa termine empatada, o candidato mais idoso, de acordo com o regulamento, é quem vai assumir a Federação Paraibana de Futebol.

Até o momento, quatro pré-candidatos demonstraram interesse em disputar a eleição. São eles: 1) o advogado Eduardo Araújo, 2) a auditora do STJD, Michelle Ramalho, 3) Sandro Gomes, que é filho de Rosilene Gomes, ex-mandatária da FPF, e 4) Josivaldo Alves, nome forte do CSP.

Fonte: Globo Esporte Paraíba
Créditos: Globo Esporte Paraíba