Com a esperança renovada após conseguir a primeira vitória na Liga Ouro, o Basquete Unifacisa terá mais um duelo em Brasília na noite desta sexta-feira. Desta vez, a equipe paraibana encara o Cerrado Basquete, último colocado na tabela classificatória, para enfim voltar a trilhar os caminhos pelo título da competição e pelo acesso para o Novo Basquete Brasil (NBB), divisão de elite do basquete brasileiro. A equipe titular e entrosada que vem iniciando as partidas desde o segundo jogo contra o Corinthians vai ser praticamente o mesmo; o técnico Eduardo Schaffer vai poupar apenas o ala/pivô Shayok Shayok.
A nítida evolução na equipe alimenta o sonho de ser o primeiro paraibano a chegar à elite do basquete no país. Mesmo com duas derrotas e uma vitória, o torcedor da Unifacisa observa o crescimento e as boas atuações do time.
O esquema tático defendido pelo treinador e sua comissão técnica encaixou e conseguiu consolidar o primeiro resultado positivo na última quarta-feira.
Exatamente por isso, a Unifacisa não deve ter muitas mudanças. No entanto, o Cerrano vem com posicionamento ainda mais ofensivo e, com a ajuda do fator casa e ainda sem vitórias na Liga, promete dificultar a vida dos paraibanos. Mas o time de Campnia Grande já mostrou que não se deixa abalar pela torcida contra. Jogando contra o Brasília Búfalos, a equipe venceu por 82 a 56, mesmo com a pressão fora da quadra.
O bom resultado se deve, principalmente, ao armador norte-americano Farad Cobb e ao ala/armador Paulo Nery. Juntos, eles marcaram 52 dos 82 pontos da Unifacisa. Cobb foi, inclusive, o cestinha da partida, com 29 pontos, e teve um total de 70% de aproveitamento nos arremessos de três, enquanto Nery marcou 23 pontos.
As boas atuações individuais e coletivas fazem com que o treinador Eduardo Schafer praticamente repita a equipe que iniciará a partida. Farad Cobb (armador), Paulo Nery (ala/armador), Rafael Stabile (ala), Rodrigo Piru (ala/pivô) e Felipe Rech (pivô) entram em quadra.
O Cerrado Basquete, segundo representante de Brasília na Liga Ouro, vem de três jogos fora de casa e três derrotas. Os resultados colocaram o time do Centro-Oeste como último colocado na classificação da competição. Contrastando com a atuação do time em 2017, quando foi campeão da Liga Brasília Basquete e da Copa Brasil Centro-Oeste.
A equipe participa da competição pela primeira vez com o desejo de colocar o Distrito Federal de volta ao NBB sob o comando do técnico Alexandre Vianna. O treinador vai tentar ajustar o time a tempo para o encontro com a Unifacisa. O jogo está marcado para a noite desta sexta-feira no Ginásio da Lesplan, às 20h, em Brasília.
Vale lembrar que a partida entre Cerrado e Unifacisa vai ser, na verdade, um reencontro. Brasilienses e paraibanos se enfrentaram no ano passado, na final da Supercopa Brasil de Basquete. Na ocasião, o time de Campina Grande venceu por 84 a 66 e ficou com o título.