O governador João Azevêdo (Cidadania) autorizou, nesta quarta-feira (29), a presença de torcedores em estádios na Paraíba em 20% da capacidade total do local. Conforme havia antecipado, o governador participou de uma reunião, na tarde dessa terça-feira (28), onde ficou autorizada a presença de 20% de público nos estádios. As medidas, publicadas em novo decreto estadual de medidas restritivas contra a Covid-19, valem a partir da próxima sexta-feira (1º) até o dia 17 de outubro.
O decreto, além da liberação de público nos estádios, também trata de público em demais eventos esportivos, realizados em ginásios. Para esses locais, também foi autorizada a presença de 20% de torcedores em relação à capacidade do local. Para ambos os locais, é exigida a comprovação da vacinação da primeira dose contra a Covid-19 há pelo menos 14 dias.
Com relação ao retorno de público nos estádios, o artigo 10 do decreto diz que “No período compreendido entre 01 de outubro de 2021 a 17 de outubro de 2021 ficam autorizados os eventos esportivos realizados em arenas e estádios, com limite máximo de público de até 20% da capacidade do local, distribuído em pelo menos 4 (quatro) setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva, estando as pessoas devidamente vacinadas e portando
seus comprovantes (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais constem a certificação do recebimento de primeiras doses, há pelo menos 14 dias, ou de segundas doses das vacinas para COVID-19”.
Já o artigo 11 trata da presença de público em ginásios: “No período compreendido entre 01 de outubro de 2021 a 17 de outubro de 2021 ficam autorizados os eventos esportivos realizados em ginásios, que disponham de adequada circulação natural de ar, com limite máximo de público de até 20% da capacidade do local, distribuído em pelo menos 2 (dois) setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva estando as pessoas devidamente vacinadas e portando seus comprovantes (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais constem a certificação do recebimento de primeiras doses, há pelo menos 14 dias, ou de segundas doses das vacinas para COVID-19”.
Futebol local
A medida beneficia diretamente o Botafogo-PB e o Campinense, que estão nas fases decisivas em busca do acesso para a Série B e C do Campeonato Brasileiro, respectivamente.
O Botafogo-PB, que disputa o quadrangular decisivo valendo o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2022, já anunciou que irá comercializar ingressos respeitando a nova carga permitida de torcedores para a partida contra o Ituano, que será realizada no próximo sábado (2), às 17h. São esperados a venda de aproximadamente 4.500 ingressos para a partida.
Já o Campinense deverá aguardar mais um pouco para ver o torcedor no Estádio Amigão. A Raposa viaja até Sobral para disputar a classificação para as quartas-de-final da Série D contra o Guarany, neste domingo (3). Na primeira partida, disputada em Campina Grande, o Campinense ganhou por 2 a 1, ainda sem torcida.
Contudo, o acordo firmado entre os clubes que disputam a Série D e a CBF prevê que a volta dos torcedores aos estádios só será permitida se as duas equipes tiverem autorização para terem torcedores nas duas partidas, de ida e volta. Caso o Campinense avance mas seu próximo adversário não tenha ainda autorização para ter torcida no estádio, a partida em Campina Grande desse confronto também será realizada sem público.
Clique aqui e confira o decreto na íntegra.
Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba