Começa neste domingo (11) o processo eleitoral do Botafogo-PB que vai definir os rumos do clube pessoense pelos próximos dois anos. Neste fim de semana, os sócios com direito a voto do clube elegem a nova composição do Conselho Deliberativo (CD). Após eleito, o CD elege o seu presidente, vice e secretário. No quarto domingo de outubro, dia 25, este mesmo CD define quem será o presidente do Botafogo-PB para o biênio 2021/2022. No pleito do dia 25, a expectativa é que Orlando Soares (situação) e Alexandre Cavalcanti (oposição) disputem o poder.
O pleito deste ano já começou faz tempo e promete ser bastante movimentado. Desde que um grupo que fazia parte da atual gestão se desvinculou da diretoria e se autointitulou oposição, as eleições do clube são pautas nos debates sobre o Botafogo-PB. Troca de farpas, denúncias, críticas e discussões ásperas foram os ingredientes desse período pré-eleitoral.
Tanto que para a eleição deste domingo foram inscritas duas chapas para Conselho Deliberativo. A da situação, chamada de “Belo Para Todos”, conta com 36 candidatos. Já a da oposição, nomeada de “Belo de Verdade”, tem 23 nomes – tinha 49 inicialmente, mas mas a Comissão Eleitoral considerou 26 deles irregulares, por falta de comprovação de pagamentos e filiações.
Quem vota?
Nesse primeiro momento, são alguns sócios do Botafogo-PB que elegem a nova composição do Conselho Deliberativo. A parte transitória, pelo menos. É que o CD do clube é composto por conselheiros eleitos, no máximo 50, mais os chamados conselheiros natos, que são os sócios beneméritos, honorários, além dos ex-presidentes da diretoria executiva do clube.
Quem vota para essa parte de conselheiros eleitos são os sócios honorários, beneméritos, patrimoniais e contribuintes. Os sócios-torcedores são excluídos do processo eleitoral, que começa neste domingo e termina no quarto domingo do mês, com a eleição do presidente da executiva. O colégio eleitoral do clube atualmente gira em torno de 100 pessoas. O votante pode votar em conselheiros das duas chapas, desde que vote em no máximo 50 nomes.
Candidatos a presidente do Conselho
Além das chapas da oposição e da situação para o Conselho Deliberativo, já existem dois nomes que já disseram que serão candidatos à presidência do CD: Sérgio Meira e Alcedo Gomes. Sérgio foi eleito presidente do Botafogo-PB nas últimas eleições, mas renunciou em setembro após pressão do seu grupo político, que não concordou com uma aproximação sua com o grupo de oposição, chegando até a ser selado um acordo entre Sérgio e opositores, que não durou um dia, com a sua renúncia.
Apesar de algumas rusgas com a sua base de apoio, Sérgio Meira aparentemente foi perdoado e é o candidato à presidência do CD com apoio declarado da situação, que hoje é comandada por Orlando Soares, pretenso candidato à presidência do clube no pleito do dia 25.
O outro conselheiro nato que já se colocou como candidato a presidente do CD é o também ex-presidente do clube, Alcedo Gomes. Ele também já tem o apoio declarado por parte da oposição, comandada atualmente por Alexandre Cavalcanti, que garante que será candidato na eleição do dia 25.
A eleição para o Conselho Deliberativo acontece neste domingo, a partir das 8h. O pleito é convocado em primeira chamada com metade mais um do colégio eleitoral presente. Caso não haja quórum, é esperada uma hora e há uma nova convocação, quando o pleito vai ser iniciado com qualquer número de votantes presentes. No mesmo dia, após a eleição, o CD se reúne para eleger seu presidente, vice e secretário.
Fonte: GE Paraíba
Créditos: GE Paraíba