clássico dos maiorais

DECISÃO DO PARAIBANO: Treze vence Campinense e abre vantagem em busca do título

Com a vitória por 2 x 2, o Galo pode até perder por um gol de diferença na volta para ser campeão. A Raposa precisa, no mínimo, devolver o mesmo placar.

Campinense e Treze abriram na tarde desta quarta-feira (12) a final do Campeonato Paraibano de 2020. E quem se deu melhor foi o Galo, que venceu esse primeiro jogo da decisão por 2 a 0 e largou na frente da Raposa na busca pelo título estadual da temporada. Os gols da partida foram marcados por Alexandre Santana no primeiro tempo e por Bruno Mota no segundo.

O Campinense começou a partida mais senhor das ações. Mas o Treze foi mais objetivo. Enquanto a Raposa ficou mais com a bola, tentando organizar melhor as jogadas, o Galo foi mais letal. O Rubro-Negro tentou subir tabelando ao ataque, tentou a ligação direta, tentou as jogadas de linha de fundo. Mas quase não levou real perigo ao gol defendido pelo goleiro Jeferson. O Alvinegro, por sua vez, teve pelo menos duas grandes chances de gol: na primeira, Tales perdeu na cara do goleiro; na segunda, em contra-ataque veloz, Douglas Lima deu excelente passe para Alexandre Santana, que tocou para o fundo das redes e abriu o placar aos 25 minutos. E Gilmar ainda forçou o goleiro Welligton a fazer boa defesa e evitar o segundo gol do Galo, manteve a vantagem até o fim do primeiro tempo.

Na segunda etapa, o jogo seguiu movimentado, com chances de lado a lado, com os times se alternando nas investidas ofensivas. Edson Carioca quase ampliou para o Treze, mas foi travado pela zaga adversária depois de driblar o goleiro. Rafael Ibiapino quase empatou para o Campinense em bonita finalização de esquerda. Em contra-ataque do Galo, Gilmar passou para Douglas Lima, que deixou Ermínio na cara do gol, mas o atacante trezeano parou em grande defesa de Welligton. Depois, num mesmo lance da Raposa, Juliano perdeu grande chance e, no rebote, Bismarck finalizou e carimbou o travessão de Jeferson. Até que, aos 42, Bruno Mota recebeu bom passe de Ermínio, girou e bateu de pé esquerdo, rasteiro, no canto esquerdo do goleiro, ampliando e fechando o placar no Amigão.

Os times
Campinense:
Welligton, Alex Travassos, Alex Maranhão, Breno e Matheus Camargo; Pêu, Robertinho (Caio Breno), Vinicius Araújo (Juliano) e Bismarck; Rafael Ibiapino e Reinaldo Alagoano (Fábio Júnior). Téc.: Nei Júnior.

Treze: Jeferson, Léo Pereira, Breno Calixto, Nilson Júnior e Gilmar; Robson, Tales (edson Carioca), Vinicius Barba (Dedé), Alexandre Santana (Bruno Mota) e Douglas Lima (Gustavo); Frontini (Ermínio). Téc.: Moacir Júnior.

O jogo de volta
Os Maiorais voltam a se enfrentar no próximo sábado, novamente às 16h, novamente no Estádio Amigão, quando e onde será conhecido o campeão paraibano de 2020. Com a boa vitória no primeiro jogo, o Treze pode perder por até um gol de diferença que, ainda assim, conquista o título. Ao Campinense, apenas vitórias por três ou mais gols de diferença interessam para ser campeão de forma direta. Se a Raposa vencer por ua margem de dois gols, então o campeão será conhecido após as penalidades máximas.

Fonte: GE
Créditos: GE