O bicampeonato consecutivo da Liga dos Campeões já veio, mas o Real Madrid é um clube que se dá ao direito de exigir mais. Nesta quarta-feira, os merengues iniciam a defesa de outro título sonhando com o tri no dia 26 de maio, em Kiev – algo não testemunhado desde 1976, com o Bayern de Munique. A caminhada começa no Santiago Bernabéu, diante do Apoel, do Chipre, às 15h45 (de Brasília), pelo Grupo H.
A boa notícia: Cristiano Ronaldo está de volta. Suspenso por quatro jogos no Campeonato Espanhol – ainda falta cumprir um –, o craque português será titular pela primeira vez diante de sua torcida nesta temporada. Não precisa dizer que chega com sede de gols, especialmente depois de Messi marcar duas vezes na estreia do Barcelona…
– É um alívio. Estamos contentes (em tê-lo). Vai jogar – garantiu o técnico Zinedine Zidane.
A contribuição de Ronaldo é fundamental para o Real Madrid recuperar a confiança abalada após os tropeços diante Valencia e Levante pelo Espanhol. Até porque Zizou perdeu o seu centroavante titular, Benzema, lesionado por pelo menos um mês.
– Não estamos preocupados. Sabemos que não podemos estar contentes com o resultado, mas isso é o futebol – disse o francês.
Sem Benzema e Asensio (não relacionado), as possibilidades de escalação estão reduzidas. É provável que Cristiano Ronaldo jogue centralizado, juntamente com Bale, e Isco municiando o ataque atrás. A entrada do espanhol no time foi um dos principais fatores para o crescimento de produção na Champions passada.
O treinador também tem dúvidas na defesa, já que Varane ainda está com problemas musculares. A zaga deve ser formada com Nacho ao lado de Sergio Ramos.
O adversário traz boas memórias ao Real Madrid. Na temporada 2011/12, o Apoel surpreendeu a Europa ao chegar às quartas de final, mas não conseguiu fazer frente aos espanhóis – perdeu por 3 a 0 em casa e 5 a 2 fora.
Apesar de admitir que o favoritismo passa longe, o time cipriota não quer descartar uma surpresa.
– Além de Cristiano, que é um dos melhores do mundo, o Real Madrid tem um time formidável. Ainda assim, são 11 contra 11 – comentou o atacante brasileiro Igor de Camargo.
O Apoel chegou à fase de grupos depois de superar três fases preliminares da Champions – Dudelange (Luxemburgo), Vitorul (Romênia) e Slavia Praga (República Tcheca).
O time estreou com vitória por 4 a 1 contra o Nea Salamina no campeonato local, implementando um esquema ousado e muito ofensivo. Mas o técnico grego Giorgios Donis já admitiu que “em Madri não seremos capazes de ter muito a bola, então vamos pensar como jogar melhor defensivamente”.
Também pelo Grupo H, o lendário Wembley receberá Tottenham e Borussia Dortmund. Ingleses e alemães entram em condições semelhantes para disputarem um lugar nas oitavas de final.
Confira as prováveis escalações:
Real Madrid: Keylor Navas, Carvajal, Sergio Ramos, Nacho (Varane) e Marcelo; Casemiro, Modric e Kroos; Isco; Bale e Cristiano Ronaldo. Técnico: Zinedine Zidane.
Apoel: Waterman, Milanov, Rueda, Carlão e Lago; Vinicius e Morais; Bertoglio, Ebecilio e Aloneftis; Igor de Camargo. Técnico: Georgios Donis.
Créditos: Globo Esporte