corrida

Correr não é a melhor forma de emagrecer

Fisiologicamente é impossível perder gordura e ganhar músculo com treino de exercício aeróbico contínuo de longa duração mantendo a frequência cardíaca entre 60-70% da máxima.

Side view of fit young woman running. African female athlete training on race track at athletics stadium.
Side view of fit young woman running. African female athlete training on race track at athletics stadium.

Side view of fit young woman running. African female athlete training on race track at athletics stadium.

Com certeza você já ouviu falar que correr é o melhor exercício para emagrecer. E que é necessário pelo menos uns 40 minutos para estimular a queima de gordura. Mas, acredite, esta não é a melhor solução.

As consequências de fazer corridas de longa duração sem estar preparado para tal podem ser desastrosas para a saúde do corpo e das articulações. É preciso estar com a musculatura fortalecida para praticar essa modalidade.

Para cada ação há uma reação igual e oposta, quando você corre a força de reação é de 2 a 5 vezes o seu peso corporal. Esta é uma das razões pelas quais vemos muitos corredores recreativos lesionados com frequência, pois eles não têm força suficiente para minimizar os efeitos dos impactos.

Fisiologicamente é impossível perder gordura e ganhar músculo com treino de exercício aeróbico contínuo de longa duração mantendo a frequência cardíaca entre  60-70% da máxima.

Qual o melhor tipo de treino para perder gordura corporal?

Treino de força (treino com pesos)
Treino de resistência metabólico (treino em circuito)
Treino intervalado de alta intensidade  (HIIT) – treino que alterna períodos de trabalho de alta intensidade com períodos de recuperação menos intensos.
Mas vale ressaltar que a alimentação é o fator número um para que se perca gordura
Os benefícios destas modalidade superam de forma indiscutível o treino aeróbico, não só para perder massa gorda, mas também para aumentar a força, a velocidade, a massa muscular e a melhoria da saúde cardiovascular.

O músculo é o principal ingrediente do nosso corpo para queimar gordura (ele queima 70 vezes mais calorias). Ou seja, quanto maior a nossa massa muscular, mais alta será a nossa taxa metabólica de repouso e quanto mais alta a taxa metabólica de repouso mais gordura vamos queimar.
Se o treino for focado apenas no exercício aeróbico, o metabolismo vai ficar mais lento e mais propício a acumular gordura. O segredo para perder peso e/ou massa gorda está na intensidade do exercício e não na ideia de tempo “quanto mais melhor.”

Eficiência no treinamento é o fundamental para o resultado.

Fonte: METRÓPOLES