educação física

CORPO X MENTE: Profissionais indicam atividades para amenizar o estresse causado pelo Covid-19; CONFIRA

Com o isolamento social a ansiedade afetou boa parte da população, atividades físicas ajudam a lidar com o estresse causado pela pandemia

Grande parte da população teve a rotina alterada por conta da pandemia de Covid-19. O trabalho literalmente veio para casa, os horários foram alterados, a nova rotina bagunçou a vida de muitos e com isso trouxe o aumento da ansiedade, alterações no sono, causando algo chamado por especialistas de estresse tóxico.

Mas como é possível abrandar todo esse estresse causado pelo isolamento? Uma das opções indicadas pelos profissionais de saúde é a atividade física, pois durante a prática vários hormônios do ‘bem’ são liberados.

A atividade física é um momento de ‘lazer’ ou de ‘satisfação’ não só momentânea, pois com a prática o corpo libera um hormônio chamado endorfina, que é responsável por promover a sensação de recompensa e bem-estar. Sua liberação acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física, gerando alívio e contribuindo para o relaxamento, afirma a educadora física Larissa Félix.

Ajuda a desviar um pouco o foco da pandemia, do vírus, se tornando uma atividade terapêutica bastante benéfica não só para o corpo, mas também para a mente.

Aqui em João Pessoa as academias foram fechadas para evitar a aglomeração e a propagação do vírus entre a população. Os profissionais da área adotaram medidas para auxiliar os alunos na prática da atividade em casa, um deles foi o educador físico Romário Fagner, que nos contou um pouco da sua experiência.

Eu estava atendendo de forma online tanto para turmas, como para meus alunos individuais, atendia por vídeo chamadas, tirando dúvidas também por áudios, marcando o dia e a hora e atendendo dentro dos limites.

Já Larissa Félix, também nos revela como estava treinando suas alunas.

Nem todas se mantiveram ativas frequentemente durante a quarentena, mas as que se mantiveram, eu enviei treinos quinzenais, e algumas fiz vídeo aula.

Na última sexta-feira (24), o prefeito Luciano Cartaxo liberou a quarta fase do plano de flexibilização das atividades econômicas, que tem início já nesta segunda-feira (27). A boa notícia é que as academias foram liberadas, mas com a limitação de 50% da capacidade individual dentro de cada academia, respeitando também o agendamento por parte dos clientes e sem aulas coletivas.

PLANO DE FLEXIBILIZAÇÃO EM JP: Bares, restaurantes e academias retornam com 50% da capacidade – VEJA VÍDEO

A expectativa para os profissionais da área é grande! Para Larissa, há 2 caminhos.

“Há dois caminhos, o 1º é a procura exacerbada de personal e de academia, porque a população está conscientizada de que atividade física é saúde! E o 2º, é a crise econômica e sermos o alvo do corte por não sermos prioridade, em instante momento pós uma pandemia.”

“Tenho uma expectativa bastante positiva, pois as academias sendo obrigadas e seguindo os protocolos de distanciamento, aferição de temperatura, tapetes sanitizantes, dispenser de álcool em gel, se cumprirem todas as normas, as academias se tornam um ambiente seguro”, afirma Romário.

Cada indivíduo deve respeitar as condições e o limite de seu corpo e se atentar às condições de segurança dos materiais e do espaço. A OMS  (Organização Mundial de Saúde), recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos.

 

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: Polêmica Paraíba