A Copa do Brasil teve sua primeira edição em 1989, com o Grêmio se sagrando campeão. Desde aquele ano, equipes de todo o país, inclusive da Paraíba, vêm tentando conquistar a tão sonhada taça, e quando não conseguem, tem a chance de enfrentar grandes nomes do futebol nacional, como Palmeiras, Red Bull Bragantino e Fluminense. Em algumas oportunidades, houveram chances reais de classificação para os times paraibanos.
Botafogo-PB
O melhor ano do Belo pela competição foi em 2016, quando chegou nas oitavas de final para encarar o Palmeiras. Na ocasião, perdeu o primeiro jogo por 3 a 0 em São Paulo, saindo em desvantagem para o jogo da volta. Já em João Pessoa, o alvinegro da estrela vermelha acabou vencendo o Porco, que colocou os reservas para jogar, pelo placar de 1 a 0, finalizando assim, sua melhor participação na Copa.
(Reprodução: Carlos Ezequiel Vannoni/Eleven/Lancepress!)
Treze
O Galo da Borborema foi a equipe paraibana que mais se aproximou da fase final, em 2005, quando foi eliminado nas quartas pelo Fluminense nos pênaltis. No jogo de ida, no Rio de Janeiro, o tricolor carioca venceu por 1 a 0, saindo com a vantagem. Porém, em Campina Grande, o Treze conseguiu empatar nos acréscimos do segundo tempo, levando a partida para os pênaltis, resultando em 9 a 8 para o time das laranjeiras que foi para as semifinais daquele ano.
(Foto: Reprodução/TV Matéria)
Sousa
Atual campeão paraibano, o Dino enfrentou o Red Bull Bragantino na última quarta-feira(01) pela terceira fase da Copa do Brasil, empatando em 1 a 1 no Estádio Marizão. Sendo esta, a melhor atuação da equipe sertaneja na história da competição, ganhando popularidade também, por eliminar o maior vencedor da Copa, o Cruzeiro, por 2 a 0, ainda na primeira fase.
(Foto: Luciano Soares)
Campinense
Em 2013, ao eliminar o Sampaio Corrêa na primeira fase nos pênaltis por 7 a 6, a raposa se classificou para a etapa seguinte da competição. Já na segunda fase eliminatória, o Rubro-Negro Paraibano encarou o Flamengo, perdendo pelo placar de 4 a 2 no agregado (2 a 1 na ida e 2 a 1 na volta), encerrando seu melhor desempenho na competição nacional.
(Foto: Leonardo Silva/Vipcomm)