A primeira peneira na Copa do Brasil foi concluída na noite de quarta-feira (7), com o encerramento da primeira fase da competição. Dos 40 clubes eliminados em jogo único, 30 detinham o mando de campo, o que sugere que o desnível técnico tende a falar mais alto em confrontos de mata-mata, mesmo que as equipes atuem fora de seus domínios.
A edição 2018 da Copa começou com 80 clubes e vai ter ao final a participação de 91 equipes – vão se juntar mais à frente os oito que estão na Libertadores e os campeões da Série B e das Copa Verde e do Nordeste de 2017.
Apenas um resultado foi surpreendente nesse início de Copa do Brasil – a eliminação do Botafogo, que perdeu para o Aparecidense por 2 a 1, em Goiás.
Entre os clubes que figuram na Série B do Brasileiro, o Atlético-GO também se despediu precocemente da Copa (derrota por 2 a 1 para o Altos-PI, fora de casa), assim como Paysandu (perdeu por 2 a 1 para o Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul).
Dos grandes que são favoritos ao título, o São Paulo já tinha passado pelo Madureira e o Fluminense, pela Caldense. O Inter havia deixado para trás o Boavista. Na quarta (7), o Atlético-MG penou para garantir o empate com o Atlético-AC, em Rio Branco (1 a 1), e selar assim seu ingresso na segunda fase.
Os próximos confrontos vão ser realizados entre 14 e 21 de fevereiro, também em jogo único, mas desta vez o visitante não leva a vantagem do empate. Se o jogo terminar com igualdade de placar, a decisão da vaga virá em cobranças de pênaltis.
Confira as partidas:
Inter x Remo
Fluminense x Salgueiro
CSA x São Paulo
Atlético-MG x Botafogo-PB
Atlético-PR x Tubarão-SC
Coritiba x Uberlândia
Ponte Preta x Inter de Limeira
Vitória-BA x Corumbaense
Sport x Ferroviário
Aparecidense x Cuiabá
Ceará x Londrina
Criciúma x Cianorte
Avaí x Juventude
Goiás x Boa Esporte
Paraná x Sampaio Correa-MA
Novo Hamburgo x CRB
Altos-PI x Bragantino
Figueirense x Oeste
Joinville x Vila Nova-GO
Fluminense-BA x Náutico
Fonte: Terra
Créditos: Terra