Fulminante

Com salto de Neymar, trio MCN do PSG supera início do MSN no Barça

O supertrio de ataque formado por Messi, Suárez e Neymar fez história no Barcelona durante três temporadas, entre o meio de 2014 e o meio de 2017. O ponto final do MSN aconteceu em agosto passado, quando o craque brasileiro trocou o time catalão pelo Paris Saint-Germain. Mas essa mudança possibilitou o surgimento de outro trio de respeito, uma vez que Neymar agora tem a seu lado Cavani e Mbappé na França. E os números colocam o “MCN” lá em cima.

O trio de ataque do PSG completou 10 jogos no último domingo – Cavani e Neymar marcaram e decidiram a vitória por 2 a 1 sobre o Monaco fora de casa, pelo Campeonato Francês. Contando as partidas em que começaram juntos no time titular, os três marcaram impressionantes 27 gols: 11 de Neymar, 11 de Cavani e cinco de Mbappé. Foram nove vitórias e um empate.

O início arrasador gera enorme expectativa para o futuro. Mais ainda porque o MCN superou o começo do MSN. Nos primeiros 10 jogos de Messi, Suárez e Neymar juntos na equipe titular do Barça, eles marcaram 23 gols: 14 do argentino, seis do brasileiro e apenas três do uruguaio. Foram oito vitórias e duas derrotas, justamente nas duas primeiras partidas. Depois o trio deslanchou de vez e alcançou números absurdos. O MCN terá trabalho para repetir o MSN, mas está no caminho.

O maior protagonismo de Neymar no PSG em relação ao Barcelona fica claro, principalmente pelo aumento do número de gols. O lado negativo para ele é que não encontrou no trio de Paris a mesma amizade que tinha com Messi e Suárez – adotou Mbappé como pupilo, mas chegou a ter problemas de relacionamento com o camisa 9 por conta das cobranças de pênalti e falta. Só que isso não tem interferido dentro de campo.

Os primeiros 10 jogos do trio MCN no PSG:

Metz 1×5 PSG (1 de Neymar, 2 de Cavani e 1 de Mbappé)
Celtic 0x5 PSG (1 de Neymar, 2 de Cavani e 1 de Mbappé)
PSG 2×0 Lyon (0 do trio)
PSG 3×0 Bayern de Munique (1 de Neymar e 1 de Cavani)
PSG 6×2 Bordeaux (2 de Neymar, 1 de Cavani e 1 de Mbappé)
Anderlecht 0x4 PSG (1 de Neymar, 1 de Cavani e 1 de Mbappé)
Olympique de Marselha 2×2 PSG (1 de Neymar e 1 de Cavani)
PSG 5×0 Anderlecht (1 de Neymar)
PSG 7×1 Celtic (2 de Neymar, 2 de Cavani e 1 de Mbappé)
Monaco 1×2 PSG (1 de Neymar e 1 de Cavani)

Os primeiros 10 jogos do trio MSN no Barcelona:

Real Madrid 3×1 Barcelona (1 de Neymar)
Barcelona 0x1 Celta de Vigo
Ajax 0x2 Barcelona (2 de Messi)
Barcelona 5×1 Sevilla (3 de Messi e 1 de Neymar)
Valencia 0x1 Barcelona (0 do trio)
Barcelona 5×1 Espanyol (3 de Messi)
Barcelona 3×1 PSG (1 de Messi, 1 de Neymar e 1 de Suárez)
Barcelona 5×0 Elche (1 de Messi, 2 de Neymar e 1 de Suárez)
Barcelona 3×1 Atlético de Madrid (1 de Messi, 1 de Neymar e 1 de Suárez)
La Coruña 0x4 Barcelona (3 de Messi)

No início de sua caminhada pelo PSG, em setembro, Neymar falou sobre o que esperava do ataque com Cavani e Mbappé. O craque buscou frear a empolgação geral e evitou as comparações ao MSN.

– Fica fácil jogar com jogadores inteligentes. É claro que falta o entrosamento. Ainda falta muito para a gente se entender pelo olhar e pelo movimento, mas aos poucos a gente vai melhorando – disse o camisa 10 do time francês.

Com o PSG voando neste primeiro semestre de temporada – muito em função do sucesso do MCN -, o técnico Unai Emery fez questão de enaltecer seus atletas durante coletiva de imprensa nessa terça-feira.

– Eu estou muito contente aqui. Quero contar com os melhores jogadores no elenco. Esse talento dos jogadores é muito importante para os nossos objetivos. Como treinador, eu tento organizar os talentos. Mas para mim, os jogadores são os protagonistas. O trabalho da comissão e do técnico é gerir bem as situações coletivas e individuais, assim como criar um padrão tático para as partidas para os jogadores mostrarem seus talentos coletivos e individuais com a equipe – disse Unai.

Fonte: Globo Esporte
Créditos: Globo Esporte