A montadora de automóveis Toyota, patrocinadora oficial do COI (Comitê Olímpico Internacional), decidiu não veicular nenhum comercial de TV relacionado às Olimpíadas de Tóquio, no Japão. O presidente da companhia, Akio Toyoda, também não irá comparecer à abertura do evento, que acontecerá na sexta-feira (23). A decisão da empresa foi confirmada à repórteres pelo diretor de comunicação da empresa, Jun Nagata.
Segundo a agência de notícias Kyodo, um comercial, em que alguns dos atletas que vão competir aparecem, já estava pronto, mas a empresa desistiu de vinculá-lo por considerar que apoiar os Jogos se tornou difícil por “várias razões”. “Vamos apoiar totalmente os atletas e contribuir para os Jogos fornecendo veículos e por outros meios“, disse Nagata.
O cancelamento da participação da Toyoda na cerimônia de abertura, no entanto, indica que a montadora tenta se desvincular do evento. O executivo participou do revezamento da tocha olímpica em abril e era um dos convidados para a abertura, que vai receber apenas patrocinadores, chefes de Estado e as delegações competidoras.
Os Jogos de Tóquio têm enfrentado rejeição por parte da população local. A realização do evento durante um momento crítico da pandemia no país. Segundo o Our World in Data, o Japão registrou 842.018 casos e 14.993 mortes por Covid-19 até o domingo (18). No momento, as taxas de infecção no Japão estão aumentando. O número de novos casos confirmados quase bateu 3.000.
Na Vila Olímpica, onde os atletas ficam, são ao menos 4 casos confirmados de Covid-19. Dois atletas receberam confirmação de que estão com a doença na Vila Olímpica de Tóquio no domingo (18). No sábado (17), foi registrado o 1º caso na Vila. Os infectados são 2 jogadores de futebol sul-africanos, Thabiso Monyane e Kamohelo Mahlatsi, e 1 analista de vídeo da mesma equipe, Mario Masha. Todo o time da África do Sul está em quarentena enquanto aguarda os resultados dos testes.
Um atleta da equipe de vôlei de praia da República Tcheca também testou positivo para covid-19 nesta segunda-feira (19), segundo informações do jornal O Estado de São Paulo. De acordo com o comunicado divulgado pelo chefe da equipe olímpica tcheca, Martik Doktor, o jogador Ondrej Perusic está sem sintomas da doença.
Além disso, 6 atletas e 2 membros da equipe olímpica de atletismo da Grã-Bretanha entraram em isolamento depois de terem contato próximo com uma pessoa infectada com covid-19 durante o voo para Tóquio.
Fonte: Poder360
Créditos: Polêmica Paraíba