despesas e receitas

Com déficit e em decisão pouco transparente, Treze aprova contas de 2020 do presidente Walter Júnior

Uma nova convocação, no entanto, ocorreu apenas no dia 17 de julho, de caráter ordinário, para a uma nova reunião no dia 29, com a pauta novamente para a prestação das contas e nova convocação do conselho

Em um processo confuso e pouco transparente, o Conselho Deliberativo do Treze aprovou as contas referentes ao exercício de 2020 quatro meses após o recebimento pelo Conselho Fiscal. Durante reunião presencial na noite da segunda-feira (27), os conselheiros trezeanos validaram o parecer emitido do balanço que demonstrou um alto déficit financeiro no ano passado.

No dia 21 de maio de 2021, João Targino Alves, presidente do CD, convocou para o dia 28 do mesmo mês, uma reunião extraordinária para a prestação das contas do ano de 2020 e do primeiro trimestre de 2021, além da convocação do Conselho Fiscal. Em contato com a reportagem do Voz da Torcida, João confirmou o recebimento da documentação pelo CF e que o parecer seria apresentado na segunda quinzena de junho.

Uma nova convocação, no entanto, ocorreu apenas no dia 17 de julho, de caráter ordinário, para a uma nova reunião no dia 29, com a pauta novamente para a prestação das contas e nova convocação do conselho. O encontro, no entanto, não teria ocorrido devido ao clima hostil com a torcida e a ausência do mandatário.

Apenas na noite de ontem (28), a comunicação do Galo trouxe algumas informações do compromisso da segunda-feira. Em nota publicada em seu site oficial, foi informada o acesso dos conselheiros do parecer emitido pelo Conselho Fiscal, com base nos recibos, planilhas e extratos bancários das contas oficiais apresentadas pela Executiva.

Sem informar o placar da aprovação, a nota se limitou a confirmar a aprovação das contas de 2020 com um alto déficit, sem também esclarecer o tamanho da diferença. O comunicado apresentou apenas a justificativa para o desarranjo orçamentário nos bloqueios judiciais as fontes de renda do clube como a Timemania.

Já em relação as contas dos primeiros trimestres de 2021, foi informado que apenas em nova reunião no mês de outubro será apresentado o parecer pelo CF.

Foram debatidos os problemas judiciais que têm retido o valor de diversos canais de ganhos, como a loteria esportiva federal, mais uma vez, e as cotas da Copa do Nordeste e Copa do Brasil, e que um corpo de advogados tem trabalhado nessa questão.

Em entrevista publicada no canal do Treze no YouTube, em 21 de maio, Walter Júnior relatou que o balanço entre despesas e receitas do clube foi deficitário em mais de R$ 200 mil no primeiro trimestre do ano, sendo obrigado a contrair empréstimos, alguns com pessoas ligadas ao clube, para pode fechar o cálculo.

Matéria do Portal Voz da Torcida, de maio deste ano, expõe o aumento de mais de R$ 35 mil nos débitos galistas com a União, de acordo com o aplicativo Divida Aberta da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional, órgão de direção superior da Advocacia Geral da União.

Foram empossados em outubro de 2020 para compor o Conselho Fiscal os conselheiros José Sinfrônio do Nascimento, Israel S. da Silva e Eraldo dos Santos Formiga como efetivos, além de Igor Barbosa da Costa, José de Melo dos Santos e José Marques Filho como suplentes. João Targino Alves não retornou as tentativas de contato feitas pela reportagem.

Fonte: Voz da Torcida
Créditos: Voz da Torcida