Sem disputar partidas oficiais desde julho, quando foi eliminado do Campeonato Brasileiro da Série D, o Campinense volta seus pensamentos para 2018, quando tem pela frente o desafio de restabelecer o bom futebol, que deixou a desejar na atual temporada. De acordo com o gerente de futebol rubro-negro, Marquinhos Marabá, há pelo menos dois meses a diretoria vem trabalhando 24 horas por dia na montagem do elenco para o próximo ano, com o objetivo de conquistar o Campeonato Paraibano e o acesso para a Série C, após seis anos.
A diretoria é ciente de que 2017 não foi um bom ano para a Raposa e vem tirando da experiência negativa uma lição para a construção do próximo elenco rubro-negro. Além do retrospecto negativo neste ano, o fato de o orçamento para 2018 ser inferior ao desta temporada também vem fazendo com que as contratações sejam bem pensadas e pontuais. Segundo Marabá, com tantos fatores importantes a serem levados em consideração neste momento, a diretoria vem buscando jogadores acostumados com cobranças.
– Nós estamos tendo bastante cuidado em relação à montagem do elenco, buscando jogadores comprometidos com os objetivos que o clube almeja para 2018, que é o título do Campeonato Paraibano e o acesso à Série C. Nós temos consciência do ano difícil que tivemos. Estamos procurando trabalhar com cautela. Teremos um orçamento menor do que o deste ano, então vamos procurar acertar o máximo possível, com jogadores guerreiros, compromissados com o clube e acostumados a atuar na região Nordeste. A ideia é termos entre 25 e 30 jogadores no elenco, até porque teremos apenas duas competições – explicou.
Do elenco que foi alvo de muitas cobranças por parte da torcida nesta temporada, Marabá revelou que a diretoria pretende ficar alguns jogadores. Os nomes ainda não foram revelados, mas, de acordo com a assessoria do Campinense, o clube em breve vai anunciar quais são os remanescentes. O volante Negretti foi o único atleta já confirmado pelo presidente William Simões, durante a coletiva que apresentou o treinador Celso Teixeira. Negretti tem contrato até o final deste ano, e a tendência é que ele renove para a próxima temporada.
– Quanto à permanência de alguns atletas que terminaram a temporada 2017 com a gente, vão permanecer entre seis e sete atletas, que devem se juntar aos novos contratados e serão apresentados no início da pré-temporada – disse.
Existia muita expectativa para que o zagueiro Joécio, que estava na Raposa desde 2015, permanecesse na equipe por mais uma temporada, mas o jogador já tem um novo clube para a próxima temporada. Joécio foi contratado em setembro pelo Sampaio Corrêa, hoje comandando pelo treinador Francisco Diá, que trabalhou no Campinense nas temporadas 2015 e 2016.
Ainda sem saber quando começa o Campeonato Paraibano – isso deve ser definido no próximo dia 16, com uma reunião do arbitral na sede da Federação Paraibana de Futebol (FPF) -, a expectativa da diretoria do Campinense é que pré-temporada da equipe tenha início no dia 27 ou 28 de novembro.
Em 2017, o Campinense não conseguiu ter o mesmo êxito que vinha apresentando há duas edições do estadual: foi eliminado nas semifinais e ficou sem a vaga para participar da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil em 2018. Na próxima temporada, a Raposa tem pela frente apenas o Campeonato Paraibano, com início previsto para janeiro, e o Campeonato Brasileiro da Série D, que vai começar um pouco antes do habitual, no dia 22 de abril e segue durante a disputa da Copa do Mundo.
Fonte: Globo Esporte PB