As oitavas de final do torneio feminino foram definidas nesta quinta-feira, em João Pessoa, pela quinta etapa do Circuito Brasileiro de vôlei de praia na temporada 2017/18. Destaque para as duas vitórias da medalhista olímpica Ágatha ao lado da parceira sergipana Duda, que com duas vitórias ficaram na liderança do grupo B.
Depois dos jogos, a paranaense Ágatha comemorou os resultados e comentou a relação com João Pessoa. Ela se sente à vontade na cidade, como se estivesse jogando no estado que nasceu.
– Eu me sinto muito feliz em João Pessoa, abraçada pelas pessoas que moram aqui. Amo a cidade, as paisagens, acho uma delícia jogar nessa orla. Existe um espírito muito forte de vôlei de praia aqui na capital. E as pessoas, que são muito especiais. Meu maior fã clube é daqui, então é como se estivesse no Paraná, junto da minha família e amigos – afirmou Ágatha.
Uma das características da cidade é o vento constante, muitas vezes um obstáculo tão difícil quanto os próprios adversários do outro lado da rede. Mas a particularidade local é vista também como um ponto positivo para Ágatha, que nesta etapa pode igualar Juliana, Larissa e Shelda, que somam cinco títulos em João Pessoa na carreira.
– Muitos atletas não gostam de jogar com vento, e eu já encaro como algo bom. Eu gosto. Não que seja mais fácil, mas eu encaro como um desafio, fico muito concentrada, preocupada com a parte técnica, ação correta dos movimentos. Acredito que se perde muito jogo aqui pela parte técnica, por conta do vento. Aqui meu nível de concentração é sempre muito alto e a energia e alegria também – analisou a medalhista olímpica.
Outros cinco times venceram dois jogos seguidos e terminaram o dia de maneira invicta: Iersel/Stubbe (HOL), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Tainá/Victoria (SE/MS), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Lili/Josi (ES/SC). De volta ao tour nacional após duas etapas, Fernanda Berti e Bárbara Seixas também comemoraram a boa largada em João Pessoa e a liderança do grupo D.
– Estávamos com saudades do Circuito Brasileiro, foi bom porque também estávamos precisando. Jogamos a etapa da Holanda do Circuito Mundial na primeira semana de janeiro e depois ficamos um mês apenas em treinamento, sem jogar. É importante para o ritmo de jogo. Sentimos um pouco na primeira partida, mas nos segundo jogo estávamos mais soltas, sacando melhor. Estamos muito felizes – declarou Bárbara Seixas.
Após quatro etapas disputadas, Evandro e André Stein (RJ/ES) lideram o ranking geral da temporada 2017/2018 com 1.400 pontos conquistados, mas são seguidos de perto por Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), com 1.280. No feminino, Maria Elisa e Carolina Solberg (RJ) lideram com 1.520 pontos, seguidas por Ágatha/Duda (PR/SE), com 1.360 pontos.
O Circuito Brasileiro é composto por sete etapas, três que foram realizadas em 2017 – Campo Grande, Natal e Itapema-SC – e mais quatro neste ano. Além de Fortaleza e agora João Pessoa, o torneio irá a Maceió, de 14 a 18 de março, e Aracaju, de 4 a 8 de abril. Ainda em abril ocorre também o Superpraia, que reúne os melhores times da temporada e será disputado de 25 a 29, em Brasília.
A competição distribui R$ 45 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são quase R$ 500 mil por etapa. A novidade nesta temporada fica por conta da volta do classificatório e do aumento de duplas, passando de 16 para 24 times na fase de grupos da competição.
Oitavas de final do torneio feminino
Ágatha/Duda (PR/SE) x Aline/Diana (SC/RJ)
Iersel/Stubbe (HOL) x Andrezza/Rachel (AM/PA)
Izabel/Renata (PA/RJ) x Érica Freitas/Vivian (MG/PA)
Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ) x Maria Elisa/Carol Solberg (RJ)
Tainá/Victoria (SE/MS) x Vitória/Juliana Simões (RJ/PR)
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) x Carolina Horta/Maria Clara (CE/RJ)
Val/Ângela (RJ/DF) x Juliana/Andressa (CE/PB)
Lili/Josi (ES/SC) x Taiana/Thati (CE/PB)
Fonte: Globo Esporte Paraíba
Créditos: Globo Esporte Paraíba