Qualidade não foi o forte do duelo entre Urawa Reds e Chapecoense na decisão da Copa Suruga disputada no Saitama Stadium em território japonês. No entanto, um lance já nos últimos minutos do segundo tempo desequilibrou a balança a favor dos anfitriões e fez com que o título ficasse com o atual campeão japonês.
Enquanto até os primeiros 10 minutos a Chape não passou muitos apuros com o sistema ofensivo dos japoneses, após esse período o Urawa conseguiu colocar a bola no chão e explorar principalmente as laterais do time catarinense como espaços úteis para ameaçar a meta de Jandrei.
Por parte da equipe brasileira, dificuldade na saída de bola e muitos lançamentos diretos entre a defesa e o ataque distanciavam cada vez mais o clube sul-americano de voltar a ter tranquilidade no embate.
Sendo assim, os asiáticos, apesar de não conseguirem fazer uma “blitz” na defensiva do time Alviverde, terminaram de maneira melhor os primeiros 45 minutos da decisão.
No segundo tempo, a partida seguia da mesma maneira até os 13 minutos quando, após falha da defesa japonesa, Arthur Caike saiu cara a cara com Inamoto e, após defesa do arqueiro, ficou meio sem ângulo e acabou errando o chute no rebote mesmo com o gol vazio.
Com o passar dos minutos, a partida foi entrando em um ritmo cada vez mais lento, tendo os dois lados cada vez mais problemas para armar lances de perigo. Porém, quando o duelo parecia ter de ir as penalidades máximas, um lance justamente na marca da cal acabou decidindo o duelo.
Um pênalti foi marcado para os donos da casa quando o relógio já marcava 45 minutos do tempo complementar cometido pelo zagueiro Douglas Grolli após corte parcial em cruzamento na área da Chape. Na cobrança, o experiente lateral e capitão do time japonês Abe colocou o Urawa na frente, marcando o único tento do jogo e dando o título aos orientais.
Fonte: ESPN