Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (22) os detalhes das dez primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro de 2020. A primeira rodada será disputada nos dias 8 e 9 de agosto, sábado e domingo, respectivamente. O jogo de abertura do Brasileirão será entre Fortaleza e Athletico-PR, na Arena Castelão, na capital cearense, no dia 8 de agosto, às 19h (horário de Brasília).
Diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19) e, por consequência, das restrições sanitárias, os clubes concordaram em jogar fora de suas cidades ou estados de origem, caso haja necessidade. Hoje (22), por exemplo, Internacional e Grêmio não poderiam receber partidas em Porto Alegre (RS), cuja prefeitura ainda não autorizou jogos de futebol. As alterações dos locais dos confrontos podem ser feitas até dez dias antes da data do jogo.
Sobre os direitos de transmissão das partidas, tudo indica que haverá uma nova fase de disputas judiciais. Alguns clubes possuem contrato de transmissão com a Globo, outros com a Turner. Entretanto, está em vigor a Medida Provisória 984/2020, que dá ao clube mandante os direitos de transmissão das partidas.
Em comunicado oficial, a CBF afirmou que a definição da transmissão dos jogos segue o ordenamento legal vigente no país. A entidade termina a nota dizendo que “a CBF não é signatária dos contratos individuais entre clubes e emissoras, cabendo à entidade o estrito cumprimento das determinações legais em vigor”.
Confira abaixo a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Clique aqui para ver a tabela completa das dez primeiras rodadas.
Sábado, 8 de agosto
19h – Fortaleza x Athletico – Arena Castelão
19h30min – Coritiba x Internacional – Estádio Couto Pereira
21h – Sport x Ceará – Ilha do Retiro
Domingo, 9 de agosto
11h – Botafogo x Bahia – Estádio Nilton Santos
16h – Flamengo x Atlético-MG – Maracanã
16h – Santos x Red Bull Bragantino – Estádio Vila Belmiro
16h – Goiás x São Paulo – a definir
19h – Grêmio x Fluminense – Arena do Grêmio
19h45min – Palmeiras x Vasco – Allianz Parque
Fonte: Agência Brasil
Créditos: Agência Brasil