decisão

CAMPEONATO PARAIBANO: Ministério Público recomenda à Federação que mantenha o Clássico Tradição no Amigão

O procurador de Justiça Valberto Lira recomendou oficialmente que a FPF não altere o local da partida, sob o argumento de que o PV não tem condições para receber o clássico.

Valberto Lira, procurador de Justiça do Ministério Público — Foto: Raniery Soares / CBN

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) é contra a ideia do Treze de transferir o Clássico Tradição desta quarta-feira, pela semifinal do Campeonato Paraibano, do Amigão para o Presidente Vargas. Após tomar conhecimento de que a diretoria do Galo solicitou à Federação Paraibana de Futebol (FPF) que o jogo contra o Botafogo-PB seja realizado no PV, o procurador de Justiça Valberto Lira recomendou oficialmente que a FPF não altere o local da partida, sob o argumento de que o PV não tem condições para receber o clássico.

Precauções contra covid-19 farão Campeonato Brasileiro ser diferente

Valberto – que é também coordenador da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios da Paraíba e do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor) – enviou ofício à Federação, assinado e datado nesta segunda-feira. No documento, o procurador explica que, embora o Presidente Vargas tenha sido aprovado em vistorias passadas, faltou ainda um projeto ser apresentado ao Corpo de Bombeiros para a colocação de novos extintores de incêndio no estádio.

Ainda no ofício, o Ministério Público lembra de um compromisso assumido pelos clubes e pela própria FPF de que os clássicos envolvendo Botafogo-PB, Campinense e Treze seriam sempre realizados no Almeidão, em João Pessoa, ou no Amigão, em Campina Grande. Vinha sendo assim, inclusive, ao longo deste ano: o Clássico Emoção aconteceu uma vez no Almeidão e uma no Amigão, e o Clássico dos Maiores aconteceu duas vezes no Amigão.

Treze e Botafogo-PB avançam às semifinais do Campeonato Paraibano – VEJA VÍDEO

Mas há dois pontos relevantes a se ressaltar sobre esse assunto. O primeiro é que o Treze x Botafogo-PB de quarta-feira vai acontecer sem a presença do torcedor nas arquibancadas, como medida de prevenção, por conta da pandemia de coronavírus. O segundo é que o Presidente Vargas sediou um jogo na última terça-feira: Perilima x Nacional de Patos, pela última rodada da fase de grupos do Paraibano.

Treze e Botafogo-PB têm encontro marcado para as 16h desta quarta-feira, no Amigão, em Campina Grande. Mas o Galo, mandante da partida, enviou ofício à FPF no fim de semana, solicitando que essa partida seja transferida para o PV. A Federação ficou de dar uma resposta na tarde desta segunda-feira.

Esse duelo entre Belo e Galo vai ser o segundo da semifinal do Campeonato Paraibano. No primeiro, na última sexta-feira, o Botafogo-PB venceu o Treze por 2 a 0, no Almeidão e, assim, pode até perder por um gol de diferença, na volta, que se classifica para a decisão do estadual. Ao Galo, apenas vitória por três ou mais gols de diferença interessa para classificar de forma direta. Em caso de o Alvinegro de Campina vencer por margem de dois gols, a disputa vai para os pênaltis.

Fonte: Globo Esporte PB
Créditos: Globo Esporte PB