Começa neste domingo (25), a briga pelo acesso à elite do futebol paraibano. 12 times disputam para realizar seu primeiro jogo no Campeonato Paraibano da 2ª Divisão. Entre as partidas, alguns duelos interessantes. Pelo Grupo do Litoral/Brejo, os rebaixados na temporada passada, Auto Esporte e Desportiva Guarabira medem forças em busca da retomada. Pela chave do Agreste/Sertão, o Estádio Amigão terá duelo duplo. Mandantes da partida, Picuiense e Queimadense recebem Femar e Sport-PB, respectivamente.
Nesta primeira fase, as equipes de cada grupo se enfrentam entre si, em duelos apenas de ida. Vale lembrar que, devido à quantidade ímpar de times no Grupo do Litoral/Brejo, a cada rodada, um time folga. Nesta primeira, o Spartax assiste os jogos de fora.
Auto Esporte x Desportiva Guarabira
Rebaixados no Paraibano de 2018, Auto e Desportiva buscam se reerguer para voltar à elite. E para isso, vão apostar em planejamentos distintos. O Macaco Autino vai depositar suas fichas em Alexandre Lima, treinador novato no futebol paraibano e que terá um grupo de jovens a disposição. O goleiro Evandrizio, o volante Peu e o atacante Azul são os mais experientes e terão a missão de liderar o elenco alvirrubro.
Por outro lado, o Azulão do Brejo tenta repetir uma receita de sucesso para alcançar seu objetivo no estadual. O clube trouxe nomes já conhecidos do torcedor para a disputa da competição. Dentre eles, o zagueiro Thiago Bob, o volante Victor, o meia Cleitinho, e o atacante Ewerton Carlos. A missão de comandar o time ficará por conta de Geraldo Cirino, que também tem passagem pelo clube.
Apesar da intenção do Auto Esporte de mandar os jogos na Graça, o jogo deste domingo está marcado para o Estádio Almeidão, em João Pessoa, às 15h.
Internacional-PB x Confiança-PB
Mesmo não sendo os favoritos do grupo, Internacional-PB e Confiança-PB terão a oportunidade de largar na frente na corrida pela primeira colocação da chave. Agora com sede em Mamanguape, o Colorado tenta se reerguer e vai inaugurar sua nova casa, o Módulo Esportivo, neste domingo. Após saída dos patrocinadores e queda no estadual, em 2017, o Colorado tem vivido dias difíceis. Na última temporada, quando também disputou a divisão de acesso, a equipe foi eliminada ainda na fase de grupos. Reformulado, o time será liderado pelo zagueiro Ranieri, de 37 anos, ex-Nacional de Patos
Do lado do Bicho-Papão, o time vai contar com o vigor da juventude rubro-negra. Com poucos reforços anunciados até aqui, a equipe vai apostar nos jogadores da base. Os garotos fizeram uma campanha bem sucedida no estadual sub-19, conseguindo chegar às finais.
O confronto entre as equipes está marcado para às 16h.
Miramar x São Paulo Crystal
Com jogo marcado para às 11h, no Estádio Almeidão, Miramar e São Paulo Crystal abrem a primeira rodada do estadual. De um lado, Fábio Bilica lidera os jovens Tubarão do Porto, do outro, a dupla Isaías e Biro-Biro reeditam o ataque do Tricolor.
Os comandados do pernambucano Wemerson Carvalho vão tentar a sorte contra um dos adversários mais cotado para conquistar o título do torneio. Isso porque, após as últimas campanhas, o Miramar chega em baixa para a disputa da divisão de acesso. O time de Cabedelo ficou de fora da competição na temporada passada, e, no último ano em que participou do torneio, em 2017, fez uma campanha para lá de negativa, terminando na última colocação do grupo, com apenas quatro pontos somados em seis jogos.
Situação bem diferente do São Paulo Crystal, que chega como um dos favoritos ao acesso após bater duas vezes na trave. O time de Cruz do Espirito Santos foi eliminado nas semifinais da competição em 2017 e 2018, e por pouco não conseguiu conquistar uma vaga na primeira divisão. Novamente com um dos maiores investimentos da competição, o Tricolor vai encarar uma grande expectativa dentro das quatro linhas.
Picuiense x Nacional de Pombal
Adotando um tom de mistério, Picuiense e Nacional de Pombal finalmente darão as caras na Segundona. As equipes realizaram uma preparação silenciosa para o estadual, sem divulgar muitas contratações, e seu desempenho no torneio é uma verdadeira incógnita.
Com poucos reforços confirmados e enfrentando problemas de logística, o Jacaré traçou um planejamento conservador. A equipe promoveu Halid Neto, treinador do sub-19 para os profissionais e vai apostar na liderança do remanescente Chico Paraíba. O time vai mandar seus jogos no Amigão, local onde está marcada a partida deste domingo, às 11h. Isso porque, o Estádio Municipal de Nova Floresta, local onde a diretoria do clube tinha a intenção de realizar suas partidas, não estará disponível devido a reformas que estão sendo realizadas. Com isso, a equipe terá que se deslocar até Campina Grande, à 122km da sua cidade sede.
Por outro o Camaleão vai apostar numa estratégia inovadora, a começar pelo técnico. Saulo Silva, que estava há três anos atuando no futebol português terá o desafio de comandar o time pombalense na segundona.
Queimadense x Femar
Buscando se superar das más campanhas no estadual do ano passado, Queimadense e Femar querem dar a volta por cima e chegar mais longe no estadual.
E para dar essa resposta, o Carcará contratou Betão, treinador com histórico de acesso na 2ª divisão do paraibano. Com 52 anos e experiência de sobra, o técnico vai comandar um time formado por garotos, que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior e Paraibano Sub-19 nesta temporada.
Já o Femar, aposta na experiência da casa para conseguir saltos maiores. O próprio presidente do clube, José Ferreira vai comandar o time no estadual. Além do treinador, a Águia do Cariri vai contar com a força da sua casa, o Jacintão, para pressionar os adversários.
O duelo entre os times será também no Estádio Amigão, às 15h, logo após o confronto de Picuiense e Nacional de Pombal, que está marcado para às 11h.
Sabugy x Sport-PB
Ousados, Sabugy e Sport-PB realizam o confronto mais esperado da primeira rodada do Grupo Agreste/Sertão. As equipes se enfrentam no José Cavalcanti, em Patos, às 16h.
Do lado do Gavião, o time vem apostando numa nova gestão. O carioca Jefferson Sabino será gestor e técnico da equipe na disputa do estadual da categoria. E é com a ambição de conquistar o primeiro acesso da história do time sertanejo que ele contratou Acosta, ex-Corinthians. Porém, o atacante uruguaio só deve vestir as cores do time a partir da terceira rodada.
Querendo subir à elite, o Carneiro também não foi nada modesto nas contratações. O time lagoa-sequense trouxe vários nomes conhecidos para a disputa do estadual, dentre eles o goleiro João Manoel, ex-Campinense, e o lateral-direito Ferreira, que possui passagem pelos três grandes do estado.
Fonte: Globo Esporte PB
Créditos: Globo Esporte PB