O campeão olímpico do salto com vara, Thiago Braz, encerra o ano de 2016 no topo do ranking mundial da Iaaf, a Federação Internacional de Atletismo, à frente de seu rival, o francês Renaud Lavillenie, prata nos Jogos do Rio. As listas levam conta as melhores marcas. O 6,03m de Braz no dia 15 de agosto, no Engenhão, foi o melhor salto do ano, com direito a recorde olímpico e sexta melhor de todos os tempos. A quarta melhor marca do ano também é do brasileiro: 5,90m, na última competição antes da Olimpíada, o Meeting Internacional de salto com vara, na Alemanha, em julho.
No ranking olímpico outdoor, categoria adulta, que conta três atletas por país em cada prova, atletas brasileiros entram 55 vezes entre as 50 melhores em suas provas, de acordo com as estatísticas da IAAF. São 29 marcas masculinas e 26 femininas. No total, representantes do Brasil entram nas listas em 30 provas individuais – 15 entre os homens e 15 entre as mulheres – e nos quatro revezamentos olímpicos – dois em cada gênero.
Treze dos ranqueados estão entre os top 20 em provas individuais, além das quatro equipe de revezamento, o que é uma referência importante para organizadores de competições internacionais. No masculino, além de Thiago Braz, outro top 10 é Wagner Domingos, número 4 do mundo no lançamento do martelo, com 78,63 m, resultado alcançado no Meeting de Celje, na Eslovênia, em junho. A marca garantiu ao pernambucano novo recorde sul-americano e qualificação para a Olimpíada, quando foi finalista.
Fonte: Globo Esporte