O aproveitamento não é dos melhores. E, por isso, o Botafogo-PB vai entrar em campo contra o Fortaleza nesta sexta-feira, no Estádio Almeidão, para tentar equilibrar os número. No restropecto recente, de 2014 até agora, quando o Belo começou a jogar à Série C do Brasileiro e teve participações contínuas na Copa do Nordeste, foram 11 partidas. Destas, cinco acabaram em empates, cinco em vitórias para Fortaleza e apenas uma com vitória do Botafogo. A vitória, contudo, foi justamente no Nordestão. Na terceira divisão, o Belo ainda não conseguiu derrotar o Tricolor do Pici.
O primeiro confronto foi em julho de 2014, pela Série C. Naquele ano, foram dois empates por 0 a 0, tanto em João Pessoa quanto em Fortaleza. No ano seguinte, mais quatro jogos: na terceira divisão e na Copa do Nordeste. E o saldo foi favorável para o Tricolor com três vitórias e um empate.
Em 2016, Belo e Leão do Pici caíram novamente no mesmo grupo da Copa do Nordeste, mas desta vez, o resultado foi pró-Botafogo. Um empate no primeiro jogo, por 1 a 1, e uma vitória para o Alvinegro, por 2 a 1. Meses depois, na Série C, o Belo jogou novamente com o rival e perdeu a primeira partida, por 1 a 0, e empatou a segunda por 0 a 0.
Neste ano, os dois times já se enfrentaram nos jogos de ida da primeira fase da terceira divisão e o Fortaleza venceu por 1 a 0. Agora, é a vez do Botafogo tentar devolver o resultado, principalmente porque vem de três derrotas no campeonato.
O time de Itamar Schülle não vence desde a sétima rodada, quando enfrentou o Confiança fora de casa e ganhou por 1 a 0. De lá para cá, perdeu para o ASA (2 a 1), para o Sampaio Corrêa (2 a 1) e para o Cuiabá (1 a 0).
Mesmo com estas derrotas, o time de Itamar Schülle continua no G-4. Em quarto lugar do Grupo A, o Belo tem 14 pontos, um a menos que o adversário desta sexta-feira, o vice-líder Fortaleza. O jogo acontece às 21h.
Créditos: Globo Esporte