A delegação do Botafogo-PB embarcou no início da tarde desta quinta-feira para São Luís, no Maranhão, onde o time vai tentar, no próximo sábado, salvar a temporada 2017. Daqui a dois dias, o Belo vai enfrentar o Sampaio Corrêa, no Castelão, em jogo marcado para as 19h30. E vai precisar mais do que apenas vencer para evitar o rebaixamento para a Série D do Brasileiro; depende também de um tropeço do Moto Club ou do Salgueiro. Para piorar, o técnico Ramiro Souza leva na bagagem uma penca de desfalques.
Por suspensão ou contusão, alguns jogadores estão fora do jogo de vida ou morte contra o time maranhense, que é o líder do Grupo A e já está classificado para o mata-mata da Série C, mas ainda briga manter a primeira colocação. Alyson, André Santos e Magno estão suspensos; Val foi liberado; e Fernandes e Bruno Costa estão machucados.
O lateral-esquerdo Alyson cumpre suspensão automática por ter sido expulso no último jogo, contra o ASA. O zagueiro André Santos também está suspenso, mas por conta do terceiro cartão amarelo, recebido também contra o ASA. Já o volante Magno segue cumprindo a punição de quatro jogos de suspensão imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Nenhum dos outros desfalques têm a ver com suspensão. O volante Val foi liberado para resolver problemas pessoais e não faz mais parte dos planos da diretoria. E os laterais-esquerdos Fernandes e Bruno Costa se recuperam de problemas na coxa.
Por outro lado, vetados do jogo contra o ASA, na última sexta-feira, o goleiro Michel Alves e o meia Roger Gaúcho estão à disposição do técnico Ramiro.
– Michel esteve treinando a semana toda e Roger também. Eles não foram ao jogo (contra o ASA) por opção do treinador. Eles estão treinando. Não tem nenhum problema em relação a eles. De forma alguma – garantiu o diretor executivo do Belo, Sérgio do Prado.
A situação do Belo não é nada fácil. Com 18 pontos, na penúltima colocação do Grupo A, o time tem que vencer para chegar aos 21, mas, além disso, precisa de um tropeço (empate ou derrota) do Moto Club contra o Fortaleza, na capital cearense, ou de uma derrota do Salgueiro para o Remo, no interior de Pernambuco – mas, nesse segundo caso, precisaria ainda tirar uma diferença de seis gols de saldo.
Vale lembrar que, apesar de já estar classificado para o mata-mata, o adversário do Botafogo-PB, o Sampaio Corrêa, ainda não tem garantida a primeira colocação. Se confirmar a liderança, o time maranhense vai pegar, na próxima fase, o quarto colocado do Grupo B (que, por ora, é o Tombense); se cair para a segunda colocação, vai enfrentar o terceiro do B (no momento, o Volta Redonda).
Todos os jogos da última rodada do Grupo A da Série C estão marcados para começar às 19h30 do sábado. Já os do Grupo B acontecem um pouco antes, começando às 17h
Créditos: Globo Esporte