Uma semana se passou desde que a diretoria do Botafogo-PB avisou que não estava com pressa para definir o planejamento para 2018. Aquele era um momento de dar continuidade às conversas com os jogadores, para definir quem fica e quem sai do clube. Acontece que uma semana a mais para fechar a temporada 2017 representa uma semana a menos para projetar o próximo ano.
E, agora, o discurso é outro. O presidente do clube, Zezinho Botafogo, revelou que o Belo já tem conversas avançadas com alguns profissionais e que a pretensão do clube é anunciar o nome do novo técnico da equipe já na próxima semana. O dirigente até traçou um perfil que pretende encontrar nesse novo treinador, mas não deu qualquer indício de qual vai ser o nome escolhido.
Desde que o Botafogo-PB encerrou a sua participação na temporada 2017 – no dia 9 de setembro, quando escapou do rebaixamento para a Série D do Brasileiro -, começaram as especulações tanto sobre e reformulação do elenco quanto, principalmente, sobre quem comandaria o time em 2018. Um dos nomes ventilados na direção da Maravilha do Contorno foi o de Beto Campos, que acertou recentemente com o Criciúma. Antes mesmo de o treinador fechar com o Tigre catarinense, a diretoria botafoguense já havia negado que o gaúcho fosse um dos alvos do clube.
Mas há uma lista de nomes. De acordo com Zezinho, o Belo vem conversando com alguns técnicos e tentando buscar o melhor profissional para o time, considerando alguns aspectos, como conhecimento do futebol nordestino e ainda que se enquadre nas limitações financeiras do clube. Entre outras coisas.
– Tem que ser um treinador guerreiro, para montar uma equipe que seja realmente guerreira, que tenha muita vontade de vencer, porque, se você der uma analisada, os times que têm vencido são aqueles times que jogam com muita vontade, muita determinação, com jogadores que tenham esse perfil. Então o treinador precisa ter um histórico de fazer bons trabalhos, principalmente na questão do dia a dia, do comprometimento – descreveu Zezinho.
O presidente botafoguense ainda destacou a importância de que o próximo treinador do Belo tenha um conhecimento que vá além dos limites da Paraíba e que englobe, pelo menos, o futebol nordestino. Para o dirigente, o fato de o Alvinegro estar mais uma vez na disputa da Copa do Nordeste – competição, inclusive, na qual o time não tem feito boas campanhas – faz com que seja imprescindível que o novo técnico entenda bem do futebol da região.
– Está sendo respeitado esse critério, de conhecer o futebol do Nordeste. A Paraíba hoje se insere bem dentro do Nordeste e não difere muito do Rio Grande do Norte, de Sergipe, Alagoas, Pernambuco. Nesses estados, é muito parecida a forma de jogar. E nós temos uma Copa do Nordeste. Então tem que ser um treinador que tenha esse conhecimento.
Sem citar nomes, Zezinho chegou a mencionar que “um treinador renomado nacionalmente” chegou a entrar em contato com o Botafogo-PB e se colocar à disposição para treinar o time na próxima temporada.
– Eu recebi, inclusive, a ligação de um treinador renomado nacionalmente, que passou aqui há muito tempo, se colocando à disposição. É uma pessoa que, pelo nome, conquistou praticamente tudo no Brasil. Mas tem que ser avaliado tudo isso, se o momento é o ideal para vir para cá. Mas não sou só eu que vou decidir isso.
Vale lembrar que, nesta temporada, o Botafogo-PB foi comandado por três técnicos diferentes. Itamar Schülle já havia treinado o time durante todo o ano de de 2016 e, neste ano, esteve à frente da equipe nas copas do Nordeste e do Brasil, levou o Alvinegro ao título do Campeonato Paraibano e iniciou a má campanha na Série C do Brasileiro, sendo demitido após a 12ª rodada. Aí quem assumiu foi Ademir Fonseca, que ficou no clube por apenas quatro rodadas. Nos dois últimos jogos, foi Ramiro Souza quem comandou interinamente o Belo, salvando o time do rebaixamento.
Apesar de ainda não saber qual vai ser o próximo treinador, a diretoria botafoguense já avalia alguns nomes de jogadores, mas deixando claro que quaisquer definições só serão tomadas após a chegada do novo técnico.
– Vamos definir o treinador ainda, mas isso não impede que o Botafogo já esteja conversando com alguns jogadores. O Botafogo conversa sim. Mas a definição mesmo começa a partir do momento que o treinador sentar aqui – garantiu Zezinho.
Do elenco que encerrou a Série C vestindo a camisa do Belo, nove jogadores ainda têm contrato com o clube e estão nos planos para a próxima temporada: os goleiros Edson e João Manoel, o zagueiro Walber, os laterais-esquerdos Luiz Paulo e Carlos Renato e os volantes Magno e Patrick Mota, além do volante Djavan e do atacante Dico, que estão emprestados a ABC e Náutico respectivamente, mas que devem retornar ao Belo na próxima temporada.
– A gente vai dar uma renovada. A maioria dos atletas que estava aqui não Botafogo são jogadores que têm comércio e, com muitos deles, temos que ver a questão salarial também, alguns deles estão valorizadíssimos. E nosso planejamento também passa por manter as finanças equilibradas e a Maravilha do Contorno no crescimento – finalizou o presidente botafoguense.
Fonte: Globo Esporte Paraíba