O Bahia derrotou o The Strongest (Bolívia) por 3 a 0, na noite desta terça-feira (25) na Arena Fonte Nova, em Salvador, e garantiu a classificação para a terceira fase prévia da Copa Libertadores, a última antes da fase de grupos da competição continental.
A vaga foi confirmada porque o Tricolor Baiano havia ficado no 1 a 1 no confronto de ida, disputado na última terça-feira (18) no estádio Hernando Siles, que fica localizado nos 3.640 metros de altitude da cidade de La Paz.
Empurrado por mais de 45 mil torcedores, o Bahia abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo, com o atacante uruguaio Lucho Rodríguez em cobrança de pênalti. Cinco minutos depois a missão da equipe brasileira ficou ainda mais simples, após o The Strongest ficar com um homem a menos, graças à expulsão do zagueiro Jusino.
Diante de um adversário com menor qualidade técnica e com inferioridade numérica, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni não encontrou dificuldades para confirmar a vitória na etapa final graças a dois gols do atacante Ademir, aos 2 e aos 17 minutos.
BOCA ELIMINADO
Na noite de terça-feira (25), o Alianza Lima surpreendeu ao eliminar o Boca Juniors na segunda fase da Pré-Libertadores, após empate por 2 a 1 no tempo regulamentar e vitória por 5 a 4 nos pênaltis. A partida, realizada no icônico estádio La Bombonera, em Buenos Aires, foi marcada por momentos de tensão e viradas no placar.
O Boca Juniors abriu o placar aos 5 minutos com um gol contra de Miguel Trauco, mas o Alianza Lima empatou aos 18 minutos com Hernán Barcos. No segundo tempo, Kevin Zenón colocou os argentinos novamente à frente aos 12 minutos.
Nos pênaltis, o goleiro Guillermo Viscarra brilhou ao defender a cobrança decisiva de Alan Velasco, garantindo a classificação dos peruanos.
Com essa vitória surpreendente, o Alianza Lima avança para a terceira fase da Pré-Libertadores, enquanto o Boca Juniors, um dos gigantes do futebol sul-americano, se despede precocemente da competição.
Fonte: Agência Brasil EBC/CNN
Créditos; Polêmica Paraíba