RACISMO

Árbitro que atuou em expulsão de Vini Jr será demitido, diz jornal

(Foto: Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images)

O árbitro de vídeo, Ignacio Iglesias Villanueva, que atuou no jogo entre Valencia e Real Madrid no último domingo, pela LaLiga, será demitido pela Federação Espanhola de Futebol (RFEF). De acordo com informações do jornal espanhol As, além dele, outros cinco profissionais serão dispensados.

Depois de mais um episódio lamentável de racismo contra Vinicius Jr, o brasileiro se envolveu em uma confusão com Hugo Duro e acabou sendo expulso.

No lance, o VAR chamou Ricardo de Burgos Bengoetxea, árbitro principal, para revisar o cartão vermelho dado a Vini Jr.

Só que o árbitro de vídeo exibiu apenas o trecho em que Vinicius acertou o rosto de Hugo, do Valencia, e não mostrou o exato momento em que o jogador adversário agarrou o atacante brasileiro com um mata-leão.

Segundo o AS, a federação espanhola entende o ”desconforto” do Real Madrid com o erro de arbitragem, uma vez que o lance não foi exibido por completo.

Por outro lado, a entidade insiste que o protocolo antirracismo foi bem aplicado, já que Bengoetxea paralisou a partida, e o sistema de som do estádio avisou que o jogo só retornaria caso os cânticos racistas fossem encerrados.

Villanueva trabalhará como árbitro de vídeo no duelo entre Betis e Getafe nesta quinta-feira, pela 36ª rodada, mas depois disso não atuará mais em jogos da competição.

Fonte: Polêmica Paraíba
Créditos: ESPN