Em 75 jogos disputados em Roland Garros, Rafael Nadal nunca teve um tão fácil quanto o disputado nesta sexta-feira pela terceira rodada da edição 2017.
O espanhol, nove vezes campeão no Grand Slam francês, derrotou o georgiano Nikoloz Basilashvili em sets diretos e perdendo apenas um game, no segundo set. Sim, 6-0, 6-1 e 6-0 para o grande favorito ao título.
Até hoje, a maior vitória do espanhol em Roland Garros havia acontecido em 2012, quando passou pelo argentino Juan Mónaco com 6-2, 6-0 e 6-0.
Muito focado e com seu jogo habitual, Nadal foi fulminante na quadra Philippe Chatrier e consegui três quebras no primeiro set, aplicando um pneu (6 a 0) em Basilashvili. O tenista da Geórgia, número 63 da ATP, não conseguiu variar seu jogo e exigir muita dificuldade do espanhol.
A segunda parcial seguia pelo mesmo rumo, mas Nikoloz conseguiu abrir 40/0 e confirmar seu único serviço no sexto game. Nadal, contudo, já havia vencido dois saques do adversário e apenas sacou forte para encerrar em 6 a 1.
Espelhando o primeiro set, Rafa novamente não deu nenhuma chance. Basilashvili seguiu devolvendo bolas fundas para o braço forte de Nadal e, sem mudar sua estratégia, novamente ficou sem confirmar nenhum serviço. Após outro pneu, o jogo encerrou com pouco mais de uma hora e meia.
Nadal chegou a sua 73ª vitória em Roland Garros – derrotas apenas para Robin Soderling (2009) e Novak Djokovic (2016) – e chega às oitavas de final novamente.
Fonte: ESPN