XIV Parada da Cidadania LGBT de João Pessoa acontece neste sábado na Capital

Entre as principais atrações desse ano da Parada estão: Paula Becini, Jaina Elner e Banda, Brasis, DJ John Kennedy, DJ Kylt e DJ Marmaid

parada lgbt

Neste sábado (25) acontece em João Pessoa a XIV Parada da Cidadania LGBT. O evento, que busca levar mensagens de respeito, tolerância e cidadania à população, faz parte das ações do Dia Municipal da Parada da Cidadania LGBT, que foi instituído pela Lei Ordinária de Nº 12.972/2015, de autoria do vereador Ubiratan Pereira – Bira (PT).

Segundo a organização, a parada deve reunir cerca de 30 mil pessoas. O encontro terá sua concentração a partir das 16h, em frente ao SESC Cabo Branco e seguirá em direção ao Busto de Tamandaré, na orla da Capital.

“A parada é também uma manifestação de orientação no combate ao preconceito, como forma de produzir uma cultura de respeito e cidadania, bandeira de luta do segmento LGBT, que inclusive temos amplamente defendido ao longo dos nossos dois mandatos na Câmara Municipal de João Pessoa, seja através de proposituras e/ou ações, que defendam a dignidade humana e o respeito pelo próximo na capital paraibana”, destacou Bira.

Entre as demais proposituras de Bira que ajudam no combate a todas as formas de violência física, moral ou simbólica ligadas à orientação sexual ou identidade de gênero na Capital, estão: A Lei de Nº 11.735/2009, que instituiu em 17 de Maio, o Dia Municipal de Combate à Homofobia, Lesbofobia e Transfobia; A Lei de Nº 12.745/2013, que institui o Dia Municipal da Visibilidade Lésbica, em 29 de Agosto; E a Lei de Nº 12.342/2012, que assegura às pessoas transexuais e travestis, o direito à escolha de tratamento nominal nos atos e procedimentos promovidos no âmbito da administração pública direta, indireta, autarquia, empresas públicas e escolas públicas e privadas de João Pessoa.

Bira ainda é autor do Projeto Indicativo de Nº 259/2014, ao Executivo Municipal, que propôs a criação do Conselho Municipal LGBT. Ele ainda homenageou vários representantes de entidades e órgãos ligados ao segmento LGBT, com a entrega de Títulos de Cidadão Pessoense, a exemplo de Fernanda Benvenutty, da Associação dos Travestis da Paraíba (Astrapa); Marly Soares, militante histórica dos Direitos Humanos em João Pessoa; e Luciano Bezerra, do Movimento do Espírito Lilás (MEL).

Mais detalhes da Parada

Entre as principais atrações desse ano da Parada estão: Paula Becini, Jaina Elner e Banda, Brasis, DJ John Kennedy, DJ Kylt e DJ Marmaid. Estão a frente da organização do evento o Movimento Espírito Lilás (MEL), o Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria (GMMQ), o Movimento de Bissexuais (MOVIB) e a Associação de Travestis e Transexuais da Paraíba (ASTRAP). A parada conta com apoio da Prefeitura de João Pessoa e da Comissão da Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo da OAB Paraíba, entre outras entidades parceiras.

Assessoria