A denúncia partiu de uma página no Facebook: taxistas estariam impedindo pessoas de entrarem em veículos cadastrados no aplicativo Uber.
Segundo o relato três taxistas ‘fecharam’ o veículo e intimidaram os passageiros. Um dos taxistas que aparace na filmagem alega que o transporte do Uber é ilegal e por isso os passageiros estariam proibidos de usar o serviço. Confira a postagem:
Ataque de taxistas a passageiro do UBER
Gostaria aqui de compartilhar com vocês as Agressões que sofremos por TAXISTAS nesse último fim de semana ao utilizarmos o UBER.
Na saída de um bar no Recife antigo na madrugada da última sexta-feira, presenciamos inicialmente uma confusão envolvendo duas mulheres que tentavam embarcar em um carro do Uber, onde os taxistas xingaram as mulheres e não deixaram que ela embarcasse, isso tudo acontecendo em frente a um posto da Policia Militar. Foi solicitado inicialmente a ajuda do policial, que nada fez.
Para evitar confusão, resolvemos nos distanciar, e ir até a Av. Marquês de Olinda, onde estava meio deserto, e de lá chamamos um UBER. Ao embarcar no veículo, mas sem sair do local, fomos trancados por 3 taxistas (PLACAS PFS4480, OYO2982 e OYS9709) , que exigiram que saíssemos do carro, e aos gritos dizendo que de lá não iríamos sair a não ser que fossemos de táxi.
Descemos do carro, e ainda querendo ir para casa, minha esposa ficou na frente do taxi PFS4480 que estava trancando o veículo da uber pela frente, e gritou que ainda dava para passar, e pedindo ao motorista da UBER que passasse para que assim fossemos embora. Nesse momento o motorista do Taxi alterado agrediu minha esposa, a empurrando, dizendo para não encostar no carro dele, enquanto o outro tomou uma garrafa que estava na mão dela, e ameaçou partir pra cima de mim com a garrafa em punho. Nesse momento, parei e liguei para a Polícia ( O que pode ser visto no vídeo (filmagem do motorista do Uber https://www.youtube.com/watch?v=_NqptlzwiHs).
Na sequência, após ligar e aguardar, comecei a filmar as placas dos carros, com medo de sofrer outras agressões. Fui novamente ameaçado, e aos gritos dizendo que eu não filmasse os carros deles não. (ver vídeo)
O número de taxistas se multiplicou rapidamente e muitos que já nem estavam no começo da confusão começaram a agitar e partir para a briga.
Com a chegada da polícia, os taxistas quiseram ir embora, e o que tentou me agredir com uma garrafa de vidro, já estava se encaminhava para o Taxi discretamente, quando alertamos a polícia (ver vídeo).
Informamos quais eram os 3 taxistas que iniciaram as agressões, e solicitamos ir a delegacia prestar queixa.
Ao chegar a delegacia, por diversas vezes os taxistas disseram para nós irmos para casa, e que eles nos deixariam em casa de graça. Recusamos, principalmente, para deixar registrados o que muitos dessa categoria vem fazendo não só com motoristas de Uber, mas com passageiros e também com pessoas que são confundidas com motoristas.
Apesar de todo o ocorrido, e de ter saído matérias em alguns jornais, nós estávamos preferindo nos reservar e Não Compartilhar todo o transtorno que ocorreu conosco no facebook, mas diante da mentira descarada que o Taxista disse que chamamos eles de palavras racistas, o que é uma total insanidade e falta de caráter do mesmo, pois em nenhum momento, apesar de exaltados, houve qualquer xingamento, nem de feio eles foram chamados (Ver vídeos).
Diante da tristeza e revolta da minha esposa, que hoje não está conseguindo nem trabalhar com essas mentiras proferidas, e em razão de uma coisa séria que é o racismo, resolvemos desabafar.
O individuo, que atua como justiceiro contras o motoristas do UBER, e que acaba por atacar também os passageiros, não tendo nada que possa usar a seu favor, se utiliza de uma coisa séria que é o racismo como estratégia de defesa. Precisamos sim, então denunciar, para que o mesmo indivíduo não se utilize novamente de subterfúgios para tentar se livrar de um crime de agressão, de nos tirar o direito de ir e vir como bem entendermos.
Uma coisa é certa. Iremos atrás do nossos direitos.
Espero que pessoas sérias como é o caso de Aerto Luna vereador do Recife, que defende a classe, esteja apar dessas situações, de pessoas travestidas de taxistas, que partem para agressões e agem como policiais no Recife.
Que a Prefeitura do Recife e a CTTU, tome providências.
Uma coisa é certa. Saí para um restaurantes, onde pretendo beber, só para perto de casa, onde possa ir a pé, ou ir para longe e não beber, mas Taxi, vou evitar por um longe período.
Peço que compartilhem, para que outras pessoas que também vem sofrendo com esses taxistas possam denunciar, para que eles não passem impune pelo vandalismo, agressões e arruaças que vem acontecendo na cidade do Recife.
Sobre a LEI dos Taxistas, gostaria de ressaltar, que por lei é proibido a venda de praças, que são concessões públicas, mas que são vendidas e trocadas de donos de forma habitual e com conhecimento das entidades responsáveis. Conforme próprios dados da prefeitura feito por mim no próprio Portal da transparência:
“Prezado Senhor, resposta anexa. Atenciosamente.
1 – Nos últimos 5 (cinco) anos não houve cancelamento nem a inclusão de novas Permissões do Serviço de Táxi do Recife, hoje totalizando um número de 6.126 (seis mil cento e vinte e seis).
2 – Quanto a substituição de permissionário, segue abaixo o número de permissões transferidas.
ANO PERMISSÕES TRANSFERIDAS
2014: 287
2015 127 – até o mês de Agosto
Onde que Taxistas com concessões vendidas são legais ?
https://www.facebook.com/breno.alencar.1/videos/998927066861916/?permPage=1
https://www.youtube.com/watch?v=_NqptlzwiHs
Fonte: Polêmica Paraíba