Um comercial da marca de higiene Dove causou polêmica na última semana. Na imagem que viralizou nas redes sociais, uma mulher negra “se transforma” em uma mulher branca ao usar o sabonete Dove.
A maquiadora Naomi Blake ficou chocada com o anúncio e compartilhou em seu Facebook. No post, argumentou que propaganda passa mensagens subliminares. “Se uma criança é ensinada que uma certa raça de pessoas não é bonita, que são criminosos, terroristas e que precisam clarear a pele, então essa criança vai crescer pensando assim. É um ciclo sem fim”, desabafou.
Naomi está longe de ser a única que ficou ofendida com o anúncio da Dove. Nas redes sociais, muitos usuários expuseram sua insatisfação com a marca e alguns prometeram boicotar a Dove. Outras pessoas argumentaram que a propaganda inteira (vídeo abaixo) conta com uma terceira mulher que usa o sabonete.
have you even seen the full ad? pic.twitter.com/Ah6aY8nunE
— ζんムㄎ乇 ア (@ChaseHenryP) 8 de outubro de 2017
A Dove pediu desculpas por toda a polêmica com apenas um tweet: “Uma imagem que postamos recentemente no Facebook errou o alvo e não representou mulheres de cor com consideração. Nos arrependemos muito pela ofensa que causou”.
An image we recently posted on Facebook missed the mark in representing women of color thoughtfully. We deeply regret the offense it caused.
— Dove (@Dove) 7 de outubro de 2017
A Dove já foi acusada de racismo outra vez. Na propaganda, um quadro mostrava o efeito dos produtos da marca. Uma mulher negra foi colocada na frente do “antes”e uma branca representou o “depois”.
Okay, Dove…
One racist ad makes you suspect.
Two racist ads makes you kinda guilty. pic.twitter.com/hAwNCN84h2— Keith Boykin (@keithboykin) 8 de outubro de 2017