O veículo online do jornal gaúcho Zero Hora segurou a primeira posição no ranking da taxa média de engajamento nas redes sociais em julho. Seu resultado foi de uma taxa de 2,56%, computados os resultados de Facebook, Twitter e Instagram.
O Estadão (2,35%) manteve o segundo lugar e o UOL o terceiro (com 1,99%).
Chama a atenção, no entanto, o esforço do portal R7 em buscar engajamento. Sua taxa média pulou 90% de junho para julho, quase dobrou, vindo de 0,48% para 0,91%. A revista Veja onlinefoi quem mais perdeu engajamento: 66%.
Ao contrário do mês anterior, quando só o Zero Hora cresceu, o mês de julho viu crescimento no UOL (30%), na revista Época (37%), no portal Terra(57%), além do R7. O Estadão manteve-se firme com a mesma taxa do mês anterior. Caíram IstoÉ, O Globo, e Valor, além de Veja.
Quanto à quantidade de fãs e seguidores, o ranking prossegue na mesma com o R7 na frente noFacebook, com quase 12,2 milhões de fãs. Idem no Twitter cujo líder continua a Veja, com quase 7,2 milhões de seguidores. No Instagram o campeão também é o R7, com quase 1,5 milhão de seguidores.
O infográfico deste mês mostra também que o campeão de engajamento no Facebook é o UOL(4,75%), no Twitter estão empatadosZero Hora e O Globo, ambos com 0,30%, e no Instagram o líder é o Estadão, com 4,63%.
Importante ressaltar que a rede que tem ajudado mais Zero Hora e Estadãoa ocuparem o primeiro e o segundo lugar é o Instagram, onde o trabalho de ambos consegue taxas acima de 4% de engajamento dos leitores.
Metodologia usada pelo Torabit
Este ranking é produzido mensalmente pelo Torabit, um sistema de monitoramento, análise e mobilização nas redes sociais.
A média de engajamento se refere às redes Facebook, Twitter e Instagram.
A taxa de engajamento mede o quanto os leitores de cada veículo gostam, comentam ou compartilham os seus conteúdos.
Por enquanto, o Torabit divulga as taxas das três principais redes:Facebook, Twitter e Instagram.
Para calcular a taxa de engajamento, o Torabit utiliza uma fórmula bastante simples. A equação é composta pela soma de ações que os internautas fazem em cada rede (curtem, comentam ou compartilham) multiplicada por cem e dividida pelo número de seguidores do veículo ao final de cada mês. O resultado, em percentual, é o índice de engajamento em cada rede.
Para compor o índice final, o Torabit calcula a taxa média, nada menos do que a soma das taxas obtidas por cada veículo dividida pela quantidade de redes – três, neste caso.
O resultado, em percentual, permite comparar qual leitorado é mais ou menos engajado em relação aos conteúdos ofertados nas páginas oficiais de cada veículo em cada uma das plataformas sociais analisadas.
Créditos: Observatório da Imprensa