Unimed e UFPE vão lançar primeira pós-graduação em medicina em João Pessoa

Parceria visa qualificar médicos formados na Paraíba

imageA Unimed João Pessoa vai lançar uma pós graduação em medicina no próximos meses, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco. A informação foi confirmada pelo médico gastroenterologista Gláucio Nóbrega e já tem o aval do Conselho Regional de Medicina.

Segundo Gláucio, a Paraíba tem nove cursos de graduação em medicina, mas carece de pós-graduação strictu senso (mestrado e doutorado) na área, “Precisamos cada vez mais ter Mestres e Doutores para atender a demanda crescente de Acadêmicos de Medicina nas Faculdades e Universidade existentes na Paraíba. Não é possível formar tantos médicos no estado e não termos cursos de pós-graduação stricto senso em Medicina(mestrado e doutorado), para formar novos professores que irão ensinar e capacitar a todos esses futuros médicos.

“Atualmente, o médico que quiser ser Mestre ou Doutor em Medicina tem que buscar essa pós-graduação fora do Estado da Paraíba! E isso é inconcebível!!”, reclamou.

Questionado sobre os motivos de buscar parceria fora da Paraíba, Nóbrega esclarece que não há muitos médicos doutores para suprir a demanda de uma pós-graduação strictu senso, com mestrado e doutorado. “A Unimed João Pessoa, preocupada com esse quadro, e atendendo ao sétimo princípio do cooperativismo, o da responsabilidade social, e também buscando oferecer essa capacitação para os seus cooperados que pretendem seguir também a carreira acadêmica, está em entendimento com a UFPE para formatar uma pós Graduação em Ciências da Saúde, buscando essa pos-graduação, com início para 2016”, explicou.

Ele disse ainda que inicialmente abrirá turmas para mestrado, mas pretende abrir turmas para doutorado em breve, com aulas ministradas em João Pessoa.

Os entendimentos foram iniciados pelo Gláucio Nóbrega, que ocupa o cargo de coordenador médico da Unimed. Ele esteve esta semana em Recife, representando a cooperativa, em reunião com os Coordenadores da Pós Graduação da UFPE, os Professores Emanuel Sarinho, Ângelo Rizzo e Brivaldo Markman, que mostraram-se bastante receptivos e entusiasmados com o projeto.

Polêmica Paraíba